Aracaju Mais Verde: comunidade da Zona de Expansão se engaja no plantio de árvores

Meio Ambiente
16/07/2018 15h38

Relação colaborativa entre a gestão municipal e as comunidades da capital sergipana, objetivando transformar áreas com déficits arbóreos em locais mais verdes por meio do plantio de mudas. Com essa proposta, o programa “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”, da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem mudando a realidade de algumas comunidades. Uma delas é o Robalo, na Zona de Expansão de Aracaju, onde a Sema realizou, nesta segunda-feira, 16, o plantio de árvores.

“Aracaju Mais Verde - Plante com a gente” é um programa que objetiva incentivar a população a entrar em contato com o órgão ambiental e solicitar o plantio de árvores em seu bairro, se comprometendo com a manutenção das espécies. Foi assim que aconteceu com a comunidade do Robalo. “Realizamos há algumas semanas a visita técnica para identificar as necessidades da região e realizar o planejamento do plantio. Hoje, viemos com as equipes para realizar, de fato, o plantio na comunidade. Ela se comprometerá a manter essas mudas saudáveis, por meio da sua irrigação, adubação e tutoramento, mantendo sempre o contato com a gente para que possamos orientá-los, caso surjam alguns imprevistos”, destaca a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo.

Foram plantadas cerca de 30 mudas no local, como a craibeira e o ipê roxo, assim como algumas frutíferas, a exemplo do araçá, caju e jenipapo. “A escolha das mudas foi de acordo com a região, pois como é de característica praieira, tendo um solo mais arenoso, optamos por essas mudas, pois são mais resistentes para serem plantadas no local”, explica a analista ambiental.

As mudas plantadas na comunidade do Robalo foram devidamente preparadas no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), parceiro da Sema na preparação de mudas que serão plantadas em diversos pontos de Aracaju. “Elas saíram do horto municipal e foram para o SergipeTec a fim de serem melhoradas, já que o local tem toda a estrutura ideal para deixar as mudas com mais qualidade. Foram trocados substratos, adubados e acondicionados em estufa de sistema de fertirrigação (técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado), produzindo mudas de porte de qualidade, com 1,80 metros”,  explica o coordenador do horto municipal, Vitor Melo. 

Moradores participativos

A comunidade do Robalo, na Zona de Expansão, que solicitou o plantio de árvores na região, mostrou-se empenhada no comprometimento da ação. “Como já era um desejo da comunidade arborizar o local, solicitamos à Sema a possibilidade do plantio. Houve um consenso no dia da visita técnica, em que a equipe de arborização da secretaria avaliou o potencial que a  região tinha para receber as árvores  e alinhou conosco algumas plantas que tínhamos preferência para o plantio. Pra gente isso é muito importante, pois com o plantio dessas árvores o ambiente se torna mais agradável, com mais qualidade de vida e bem-estar”, afirma a arqueóloga e moradora do bairro, Érika Castro. 

O biólogo e morador do Robalo, Alexandre Laparini, destaca que sentia falta de arborização na região, então não mediu esforços para participar do programa. “Gostei muito do programa por conta dessa troca, levando também a responsabilidade para a comunidade, uma questão de colaboração, aproximando as pessoas da natureza. É importante o envolvimento dos moradores, que cuidarão na manutenção das mudas, para que elas se desenvolvam e cresçam de forma saudável e segura”, pontua. 

Comunidades interessadas

Para solicitar participar do programa "Aracaju Mais Verde - Plante com a gente", o interessado deve ligar para a Sema pelos números (79) 3225-4178/ (79) 9 8149-2497 ou comparecer à sede do órgão, situado à rua Santa Luzia, 926, bairro São José. É aberta uma chamada via sistema e a equipe de arborização entra em contato com o solicitante, vai ao local proposto para a intervenção, realiza uma análise e avaliação a fim de identificar as reais necessidades e possibilidades para o plantio.  Se o pedido for deferido, o solicitante assina um termo de compromisso em que garante cuidar e manter das espécies que foram plantadas.