Defesa Social ministra palestra sobre Sistema de Comando de Incidentes

Defesa Civil
31/07/2018 15h14

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, participou, na manhã desta terça-feira, 31, do Curso de Aperfeiçoamento de oficiais, para policiais e bombeiros. O curso ocorreu no auditório Des. Luís Rabelo Leite, no Tribunal de Justiça de Sergipe.

Na ocasião, o major Silvio Prado, coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, ministrou uma palestra a respeito do Sistema de Comando de Incidentes, que integra a matéria de Gerenciamento de Crise. "Essa matéria, de um modo geral, dita o procedimento que deve ser adotado para organizar, planejar e executar em uma ocorrência, seja ela de qualquer tipo. É uma ferramenta que organiza ocorrências, que planeja as ações, para que a execução de resposta seja feita da melhor maneira possível, de forma organizada e planejada", explicou o coordenador.

O coordenador da Defesa Civil informou ainda que esta é uma palestra que visa fazer uma junção entre a parte prática e teórica, sobre essa ferramenta, de modo que haja uma compreensão geral por parte dos integrantes do curso.

Durante a palestra também foi compartilhada a experiência sobre uma ocorrência de desabamento de um prédio de quatro andares, localizado no bairro Coroa do Meio, no ano de 2014. No ocorrido, houve o resgate de quatro pessoas que ficaram soterradas durante 34 horas. "Transmitimos para eles, também, essa experiência. Compartilhamos os métodos utilizados naquela ocasião, para que eles adquiram esse conhecimento e, em situações parecidas ou eventos de maior magnitude, possam aproveitar essas informações e adotar as medidas necessárias para que tenham sucesso no objetivo final, que é sempre preservar vidas e bens", finalizou o major Silvio Prado.