Presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo visita secretários

Defesa Social e Cidadania
31/07/2018 23h33

A extensão de areai das praias de Aracaju e as condições climáticas favoráveis à pratica do paraquedismo, chamaram a atenção do presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo, Raimundo Pereira dos Santos Neto. Por esta razão, a capital sergipana passou a ser a cidade favorita à realização de campeonatos e outras ações voltadas ao fomento desse esporte. Em reunião promovida na terça-feira, 31, com secretários municipais, o potencial sergipano foi revelado e o diálogo sobre a promoção de eventos direcionados à prática dessa atividade ganharam força.

O secretário de Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, revelou o grande potencial da proposta. "O objetivo inicial foram as tratativas para que possamos buscar alternativas que permitam a realização, ainda este ano, de um grande campeonato, com possibilidade de quebra de recorde, nordestino. A expectativa é de que possam estar reunidos mais de 300 paraquedistas, além da viabilização de cursos de saltos", informou o secretário.

Durante a reunião, realizada na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdec), o presidente da Confederação Brasileira, informou que foi homologada a área de saltos na praia, as Zonas de Lançamento (ZL), como são chamadas. Ainda ganhou destaque o fato da praia aracajuana ser a única no Brasil onde é permitido o salto para aprendizes.
Participaram da Reunião, além dos secretários municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e da Defesa Social e da Cidadania, também representantes da aeronáutica, Confederação Brasileira de Paraquedismo e a Federação Sergipana de Paraquedismo.

O presidente da Confederação Brasileira, Raimundo Neto, revelou grande entusiasmo diante da possibilidade. "Eu estive em Aracaju para formação de instrutores e vi o potencial que existe aqui. A praia aqui é imensa e o vento constante. A expectativa é fantástica. Sabemos que é um evento que pode atrair muitos turistas, movimentar o setor de paraquedismo e com certeza esse será um evento que irá se perpetuar", avaliou.

O secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, considera uma grande oportunidade para o fomento ao esporte, mesmo a proposta ainda estando em fase inicial. "O potencial de um evento como esse é gigantesco. Em relação ao esporte, por enxergamos como um grande oportunidade para fomentar o paraquedismo na nossa cidade, mesmo esse projeto ainda sendo insipiente, observamos a potencialidade da cidade, conforme foi apresentada hoje. De maneira intersetorial, nós tivemos essa reunião hoje para ouvir a ideia e partir para a elaboração de um projeto", informou o secretário Jorge Araujo.

O presidente da Federação Sergipana de Paraquedismo, Marcos Guilherme, explica que atualmente é mantida a periodicidade de duas áreas mensais, em Aracaju. "Aproveitamos as condições meteorológicas, já que os ventos são constantes e estamos ao nível do mar. Paraquedista gosta de altura, então não temos problemas em Aracaju. Isso atraia muitos paraquedistas pelo brasil", ressaltou.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Jorge Santana, essa é uma oportunidade de atrair para a capital um público segmentado. "Estamos diante de uma oportunidade nova de trazer um perfil de turista diferenciado, um perfil segmentado, os atletas do paraquedismo. Soubemos aqui, e ficamos muito felizes, que temos condições físicas que são diferenciadas e únicas no país e que, por isso, um evento como esse pode se tornar permanente no calendário turístico e esportivo de Aracaju. Vamos trabalhar para viabilizar esse evento", enfatizou.