Riscos de acidentes com eletricidade é tema de peça teatral em escola municipal

Educação
01/08/2018 14h49

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), através de parcerias com outras instituições, possibilita aos alunos da rede obterem conhecimento além dos já ensinados em sala de aula. Nesta quarta-feira, 1° de agosto, as 12 turmas do turno matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim, no bairro Bugio, receberam o grupo de teatro 'Eita', da  Energisa. A peça teatral falou sobre os cuidados necessários para se evitar acidentes com energia elétrica.

Através da encenação, utilizando como fundo o programa de TV 'Show do Zé da Luz', os atores da Energisa explicaram para as crianças sobre os riscos de acidentes domésticos com eletricidade e os cuidados que se devem tomar, como não utilizar o celular enquanto está na tomada carregando e não soltar pipas em locais com fios de eletricidade. O espetáculo ainda orientou sobre o que fazer e quem procurar quando tipos acidentes envolvendo energia elétrica acontecerem.

Parcerias

Para o diretor adjunto da Emef, Reginaldo de Melo, este tipo de parceria só tem ampliado o nível de conhecimento dos alunos. “Aqui na escola sempre aceitamos este tipo de parcerias, pois os alunos precisam aprender que o mundo é muito mais do que aquilo que se ensina em sala de aula e do que  eles vivem aqui na comunidade que moram. Nós também sempre estamos buscando levá-los para o Museu da Gente Sergipana, para o oceanário, enfim, mostrar que há um mundo lá fora que eles, muitas vezes, pela condição social, são privados. A cada ano, a escola tem aumentado o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB e, com certeza, este foi um fator fundamental”, afirma.

Além da Energisa, outras instituições levam seus serviços para a Emef Manoel Bonfim. “Essas instituições nos procuram porque sabem que vão encontrar essa abertura. É muito importante para os alunos conhecerem assuntos que eles não veem em sala de aula. Além da Energisa, a SMTT também traz temas importantes sobre o trânsito através de teatro, a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Tiradentes também trabalham com os alunos assuntos relacionados à saúde, por exemplo. O programa Saúde na Escola também é presente aqui na Emef, então, reconhecemos a importância de se trabalhar junto com a comunidade”, explica a coordenadora pedagógica da Emef, Meiriele Castro.