Aracaju Mais Verde: estudantes participam de plantio de árvores no bairro Porto Dantas

Meio Ambiente
01/08/2018 19h14

Deixar Aracaju mais verde, principalmente, nos locais onde há déficit arbóreo. Esse é o objetivo da Prefeitura de Aracaju que, por meio do programa “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem atendendo à solicitação das comunidades. Desta vez, o plantio de mudas, realizado na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, seguiu para o bairro Porto D'antas, zona Norte da capital. A ação contou com a participação dos estudantes do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo. 
 
O morador e estudante de Biologia, Volney Correa, foi o responsável pela solicitação. Ao verificar junto com a comunidade a falta de arborização na orla do bairro, ele entrou em contato com a Sema. “Como eu trabalho na área do meio ambiente, em que ajudo a melhorar a arborização em outros municípios de Sergipe, então eu pensei: já que eu ajudo outros municípios, porque não ajudar ao meu próprio bairro? Vimos a necessidade de ter árvores aqui, que possam nos dar sombra, frescor e deixar o ambiente mais verde. Vi esse programa e, de imediato, solicitei o plantio aqui orla”, explica. 
 
Foram plantadas cerca de 25 mudas de várias espécies, como mata atlântica, ipê rosa e roxo, jasmim-manga, pau-ferro, tespésia, sibipiruna e farinha seca. “A pedido da comunidade, estamos fazendo aqui uma mobilização para enriquecer a arborização, deixar o espaço mais verde, com sombra, florido e bonito, por isso escolhemos essas espécies. E é muito importante também ter essa participação não apenas da comunidade, mas desses alunos que se juntaram ao plantio e se comprometeram em cuidar dessas mudas, que é o principal para ter uma boa arborização”, afirma a analista ambiental da Sema, Natalie Soares. 
 
Além dos moradores, os alunos que participaram do plantio se responsabilizaram a cuidar das mudas. Em duplas, adotaram uma planta para realizarem a irrigação uma vez ao dia. “Eu já fiz o alerta aqui na comunidade, principalmente com os moradores vizinhos. Fui de casa em casa realizando a educação ambiental para que, junto com os alunos, eles possam cuidar e regar essas mudas. Porque sempre que os alunos não puderem, a comunidade da redondeza vem fazer o trabalho. O nosso compromisso já está mais que assumido e vou ficar sempre de olho e cuidando também”, afirmou o estudante Volney Correa.

Comunidade ativa
 
O professor de História Pedro Emanuel de Melo relata que os alunos já vinham realizando trabalhos com a educação ambiental na própria escola, onde cuidam da horta e de um jardim próximo à instituição. Para ele, envolver a comunidade escolar em ações como essa é de grande importância, pois, além de inseri-los no meio ambiente, estimula a conservação da natureza por parte de todos. 
 
“Desde muito cedo eu participo de campanhas a favor do meio ambiente. E a gente sempre teve essa consciência de plantar, cuidar, porque não pensamos só na gente agora, mas sim nas futuras gerações que dependem muito de nós. Eu já estou me sentindo responsável por essas mudas e quando a gente vir essas plantas  crescendo com saúde, dando fruto, será  muito gratificante e a nossa missão vai ser cumprida”, diz a estudante e moradora do bairro, Gabriele Oliveira.
 
Já a moradora Sandrielle Gleice da Silva, destaca que o plantio trará mais sombreamento e beleza para o ambiente. “Gostei muito dessa ação, porque a nossa comunidade não era muito bem vista e depois que foi construída essa orla, nós ficamos mais conhecidos, e agora vamos ficar mais ainda. Com essas plantas e árvores, a nossa comunidade vai ficar mais bonita e muito fresca. E como eu venho aqui todos os dias, eu vou sempre estar cuidando das mudas”, diz. 
 
A orla do bairro Porto D'antas é bem visitada pela população, por possuir um espaço de lazer. Mas o estudante e morador Matheus Santos afirma que durante o dia não é muito frenquentada, pelo fato de ser quente e não ter um local que ofereça sombra. “Aqui não tem arborização, durante o dia ninguém fica muito. Às vezes até queremos fazer uma atividade de lazer , mas o calor não deixa. Essas plantas vão trazer muito benefício para gente e sempre que eu puder vir cuidar, eu virei”, destaca.