Sistema de videomonitoramento poderá ser acompanhado dentro das viaturas da GMA

Defesa Social e Cidadania
02/08/2018 17h45

A partir deste mês, o sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Aracaju ganha mais um recurso que promoverá a otimização dos processos de segurança na capital. Todas as viaturas da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) passam a contar com um equipamento que permite visualizar as imagens de todas as câmeras já instaladas em equipamentos públicos, assim como ativam recursos que garantem maior precisão e agilidade ao atendimento de ocorrências. A ação, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) aos diversos setores da administração municipal, reflete a construção de uma cidade mais inteligente.

Das viaturas, os guardiões terão acesso a todas as imagens de todos os equipamentos da Prefeitura onde já tenham sido instaladas as câmeras. O recurso também possibilita o monitoramento de todas as viaturas da GMA, via GPS, na Central de Videomonitoramento. Dessa forma, será possível localizar a viatura mais próxima à ocorrência, reduzindo o tempo resposta para o deslocamento ao ponto da ocorrência. "Isso irá integrar toda a Prefeitura em termos de segurança. É a tecnologia a favor da segurança e das melhorias na prestação de serviços aos cidadãos, reflexo da cidade inteligente, proposta pelo prefeito Edvaldo Nogueira", considerou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

A novidade traz benefícios à segurança dos próprios guardiões, que terão conhecimento sobre o que está ocorrendo no local e principais características da ocorrências, como o número de pessoas envolvidas, se estão armadas ou não, dentre outras informações.

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça, explica que o monitoramento antes realizado apenas na Central de Videomonitoramento da GMA, agora será realizado, também, a partir de todas as viaturas, gerando ainda mais efetividade aos serviços prestados aos aracajuanos. "A expectativa é de que sejam reduzidos os números de furtos e arrombamentos, gerando uma mudança de comportamento e, gradualmente, um impacto de grande proporção para a segurança", indicou.