Aracaju Mais Verde: ação da Sema incentiva adoção de árvores no bairro São José

Meio Ambiente
02/08/2018 14h34

Com o objetivo de envolver a população aracajuana, no sentido de melhorar a arborização da cidade contando com a participação dos cidadãos, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou na manhã desta quinta-feira, 2, uma ação de sensibilização na avenida Augusto Maynard, bairro São José. O intuito foi convidar moradores, empresários e comerciantes a adotarem árvores. Elas serão plantadas em meados de agosto e faz parte do programa “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, a ação teve a proposta de sensibilizar a comunidade para participar. “A espécie, a ser plantada, será o ipê roxo. E a ideia foi passar em casas e estabelecimentos próximos ao local onde será realizado o plantio, nos canteiros da avenida Augusto Maynard, explicando onde, como e quando será feito o plantio e chamando a comunidade para auxiliar no cuidado dessas mudas”, diz.

Um dos objetivos da ação é aproximar as pessoas para a conservação e os cuidados com o meio ambiente e, assim, evitar que as árvores a serem plantas sejam maltratadas ou não sobrevivam. “As árvores têm muita importância na nossa vida e com este tempo mais quente elas auxiliam para amenizar o calor, na ornamentação da região e deixam a cidade mais bela”, explica o técnico ambiental da Sema, Davi Santos.
 
A equipe de Educação Ambiental da Sema foi bem recepcionada pela população.  Desde moradores a donos de negócios, o apoio à iniciativa do órgão ambiental foi perceptível. Todos se comprometeram a se engajar ao programa, adotando uma árvore e assumindo o compromisso de cuidá-la.  A moradora do bairro São José e funcionária pública, Maria Aparecida Sampaio, aceitou de imediato a adotar uma árvore. “No calor, todo mundo quer uma árvore para ficar na sombra e se refrescar, mas na hora de cuidar dessa árvore ninguém se dispõe. É preciso cuidar do meio ambiente, das árvores e plantas, pois são elas que também contribuem para a nossa qualidade de vida. E hoje, eu assumo a total responsabilidade de cuidar, regar a muda e ficar sempre de olho para ninguém maltratar minha árvore, para que ela cresça bem e saudável”, afirma. 
 
Além dos moradores, representantes de estabelecimentos também se comprometeram em adotar uma árvore. “É muito válido a gente participar e se envolver com os cuidados com o meio ambiente. A árvore contribui também para a saúde humana e essa avenida é uma das mais arborizadas daqui de Aracaju. Mas para que ela continue bem arborizada, precisa de cuidado. Então, queremos sim participar e fazemos questão de adotar uma árvore”, relata o empresário da área de saúde, Daniel Carvalho. 
 
Edenilde Frias Santos é auxiliar de enfermagem e trabalha na região. Ela também assumiu o compromisso de adotar e cuidar de uma das árvores que será plantada próxima ao seu local de trabalho. “Muitas pessoas querem a cidade bonita, limpa, bem arborizada, mas não querem preservar, cuidar do que é nosso. E é um dos papéis principais da população: contribuir com o bem da natureza”, conclui.