Defesa Social encerra capacitação da segunda turma do Nudec Jabotiana

Defesa Civil
04/08/2018 15h22

Neste sábado, 4, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, finalizou o curso de formação para segunda turma do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nedec), no bairro Jabotiana. A programação, desenvolvida na sede do Conselho de Moradores do bairro Santa Lúcia, contou com uma caminhada pelas áreas de risco, para encerrar as atividades.

De acordo com o coordenador Técnico e Operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o grupo irá se integrar ao Nudec já existente. "Nos adequamos à disponibilidade dos moradores para realizar essa capacitação, aos sábados, com o objetivo de formar e agregar mais voluntários. Esse Núcleo possibilita ampliar os olhares sobre as áreas de risco e fortalecer o diálogo entre a comunidade e o poder público", ressaltou.

O representante do Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, Antônio Vanderlei, participou da formação e considerou toda a experiência muito positiva. "Foi uma solicitação nossa. Na primeira turma muitas pessoas não puderam conciliar horário, mas tinha o desejo de participar do Nudec. Isso mostra que muitas pessoas estão preocupadas com o nosso bairro. Foi muito positivo. As pessoas estão antenadas e preocupadas com as possíveis inundações. É muito importante ter esse grupo focado, discutindo, observando, para poder agir em um momento que seja necessário", avaliou. 

A formação possibilitou a transmissão de conteúdos pertinentes às ações preventivas, de conscientização e minimização de riscos. Porém, durante os encontros, as informações compartilhadas pelos participantes também geram dados pertinentes aos trabalhos da Defesa Civil. "Conseguimos identificar locais que se enquadram na categoria de áreas de risco, a partir da indicação deles. Então, esse pontos passam a ser contabilizados e monitorados pela Defesa Civil. Assim como o compartilhamento de registros históricos e outros dados. Há uma constate troca de informações entre o grupo e a Defesa Civil", acrescentou. 

Os pontos visitados, durante a caminhada, foram sugeridos pelos próprios participantes. Integraram o roteiro Canal do JK e a Vila Socó, além de outras localidades. Para o engenheiro eletricista Antônio Geraldo Nunes, foi uma oportunidade ímpar. "Para mim foi de grande importância, pois vemos os problemas que a comunidade enfrenta e nos qualificamos para, em uma eventual necessidade, atuar em prol de toda a nossa comunidade. Esse é o local onde vivemos. Precisamos estar ciente dos riscos e fazer com que todos sejam minimizados da melhor maneira possível", destacou.

Morador da Vila Socó há seis anos, Gonçalo de Jesus da Sílva Júnior, também participou da formação para integrar o Nudec Jabotiana. Durante a caminhada ele pôde mostrar algumas medidas adotadas na comunidade com base no processo de conscientização sobre os riscos. "A ideia é que nós da Vila Socó possamos nos organizar para tornar o ambiente mais aprazível e minimizar os riscos. Estar atento ao descarte do lixo, para que seja feito da maneira correta, sem descartar na margem do rio. Além disso estar atento as pessoas que executem alguma ação que venha a prejudicar o meio ambiente", enfatizou.