Alunos de projeto social da Defesa Social são destaque em torneio estadual

Guarda Municipal
06/08/2018 18h44

A equipe GMA/BPT Jiu-jitsu, integrante do projeto social de inclusão ao esporte, desenvolvido pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), ganhou destaque durante tornei realizado no último domingo, dia 5. A equipe, participou da II etapa do circuito Tuchê de Jiu-jitsu, realizado no domingo, 5 de agosto, no ginásio Charles Moritz.

Três atletas, da equipe que participou do evento, subiram ao pódio, sendo dois para o recebimento da medalha de ouro e o terceiro atleta recebendo a de prata. De acordo com o coordenador do projeto, o guarda municipal Anderson da Hora, esse resultado representa o empenho e dedicação de todos os envolvidos. "Inscrevemos três atletas nessa competição e todos subiram ao pódio. Isso mostra que mesmo sendo um projeto social podemos competir de igual para igual com qualquer outra equipe. É a certificação do trabalho bem feito. Certamente outros atletas despontarão aqui porque temos muitos expoentes nesse projeto", afirma.

Além do cunho esportivo, o projeto visa aproximar a comunidade da corporação, apresentando um viés social e cidadão. "Essa aproximação é fundamental para uma boa prestação do serviço. Gera confiança, respeito e mostra que é possível exercer segurança pública com cidadania", destaca o diretor da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Projeto

O projeto realizado junto à comunidade do conjunto Médici, no bairro Luzia, teve início no mês de abril de 2017. Participam aproximadamente 60 alunos efetivos e mais de 100 esporádicos. Pessoas das mais variadas idades e classes sociais se reúnem duas ou três vezes por semana na sede da associação de moradores para os treinamentos, que são ofertados de forma gratuita.