Prefeitura já revitalizou 30 pontos de descarte irregular de lixo

Agência Aracaju de Notícias
09/08/2018 09h00

Em cada canto da cidade tem um ponto irregular de lixo sendo transformado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsub). Desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, ações de conscientização ambiental vêm sendo colocadas em prática para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao cidadão aracajuano. Dos 220 pontos viciados, 30 já foram modificados.

Antes de executar o trabalho, a Empresa Municipal estuda o local e o tipo de serviço que será desenvolvido naquele espaço. Em todas as situações, foram utilizados material reciclável e mudas arbóreas cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A iniciativa, que tem baixo custo, contemplou até o momento bairros como Soledade, Bugio, Olaria, Coroa do Meio, Santo Antônio e Getúlio Vargas. Todos eles contam hoje com um cenário agradável.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, esses locais foram catalogados com a ajuda da própria população. "O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju prevê que esses pontos de descarte irregular sejam extintos. Fizemos um planejamento de como serão feitas essas revitalizações. O interessante é a participação da comunidade. Ela tem nos ajudado na identificação dessas áreas", explicou.

Conscientização

Não basta modificar é preciso preservar. É com esse intuito que a gestão municipal busca conscientizar moradores sobre a necessidade de manter o local limpo. "É importante que cada um cuide do seu bairro e ajude a manter o que está sendo executado pela administração municipal. No caso de presenciar um carroceiro fazendo o descarte irregular de lixo é interessante mostrar para ele que isso só traz prejuízos e pode causar danos à saúde", destacou o diretor de operações.

Os cidadãos que forem flagrados descartando material em locais irregulares estão sujeitos a penalidades. De acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013, o ato é considerado crime. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal por meio do número 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790 e à Sema através do telefone 98149-2497 ou e-mail sema@aracaju.se.gov.br. A pessoa também pode contactar a SMTT pelo 118 ou a Ouvidoria da Emsurb pelo número 3021-9908.