Seminário na Emef Presidente Vargas homenageia estudantes

Educação
09/08/2018 14h57

Um dia inteirinho de atividades dedicadas aos homenageados desta semana: os estudantes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, promove durante toda esta quinta-feira, 9, o primeiro Seminário Infantojuvenil com diversas atividades para celebrar o dia do estudante, que será no próximo sábado, 11. Cerca de 400 alunos estão participando do evento que acontece na própria unidade e contou com a presença da secretária municipal da Educação, Cecília Leite, entre outros convidados.

Com o tema, 'Construção de valores por uma escola mais justa e cidadã', o seminário debate temas importantes como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bullying e o papel do estudante na escola. Além do dia do estudante, em agosto também é comemorado o Dia Internacional da Juventude, que se celebra no dia 12. “Toda a juventude da nossa rede merece essa homenagem. São mais de 30 mil alunos que serão o futuro do nosso país e temos a obrigação de cuidar deles no momento em que estão na escola, por isso, sempre buscamos atingir um grau de excelência na nossa rede, para que seja possível imprimir ao serviço público uma melhor qualidade. Este evento de hoje é uma prova do nosso esforço e de nossos professores, que se dedicam para trazer mais qualidade para a nossa rede”, afirma Cecília.

O evento acontece tanto no auditório quanto nas salas de aula. Durante a manhã, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josevanda Mendonça Franco, proferiu uma palestra aos estudantes sobre o ECA e os direitos garantidos por lei. Após o intervalo, aconteceram oficinas com temas variados, como direitos e deveres, indisciplina em sala de aula e sobre que profissional os alunos querem ser quando crescerem.

Todo o evento foi organizado pelos professores polivalentes da Emef, representados por Alessandro Félix, Jaqueline Freire e Viviane Dantas que, durante um mês, planejaram o evento com o objetivo não só de comemorar o Dia do Estudante, mas fortalecer os laços da escola e valorizar os alunos. “Este é um tema muito importante e significativo de se trabalhar porque o estudante merece. Eles nunca tinham recebido uma homenagem assim como essa e preparamos tudo com todo carinho e respeito. O estudante não é só sala de aula, o conhecimento é amplo e eles também tem o que ensinar. Acreditamos na capacidade do estudante, por isso fizemos algo diferente”, explica Jaqueline.

Ex-alunos da escola também passaram pelo seminário. É o caso do vereador de Aracaju Iran Barbosa e dos cordelistas Erika e Everton, que falaram com os estudantes sobre perspectivas profissionais. “Este projeto foi ideia dos professores polivalentes do Fundamental Menor que a direção acolheu. Todos os professores se engajaram e o nosso objetivo é exaltar e dignificar os estudantes, por isso, sempre fazemos o melhor para eles. Os nossos professores passam muito tempo com os alunos, então, eles sentem as necessidades deles e, além disso, também temos grandes aliados, que são os pais, cuja aproximação da escola é fruto de outros projetos já desenvolvidos”. O evento também conta com palestras de psicólogos e uma aula de FitDance.

Um dos organizadores do seminário, o professor Alessandro Félix, acredita que a valorização do aluno influencia diretamente no seu futuro. “Vim de uma escola pública e sempre tive professores que hoje me inspiram. São professores que pensavam nesse dia do estudante, seja através de gincanas, de exposições, de teatro, e eu vivi esse universo. Neste evento de hoje, queremos que os alunos percebam sua importância perante a sociedade, sua importância na escola e que eles consigam desenhar o seu caminho no futuro, pois o papel do professor é esse, despertar no aluno o sonho do amanhã e esse sonho nasce aqui, no chão da escola”.

A estudante Joana Franciele Freitas, do 5° ano, aprovou a iniciativa da escola. "Acho muito legal eles fazerem esse evento dedicado a nós, estudantes. Aqui na escola eu já presenciei casos de bullying e indisciplina e é importante debater esses assuntos aqui para que não aconteça mais", comenta.