SMS promove aula para estudantes da UFS sobre vigilância em saúde do trabalhador

Saúde
09/08/2018 18h31

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira, 9, uma aula de apresentação sobre o cuidado com a saúde no ambiente de trabalho, para os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A atividade foi realizada através da Vigilância à Saúde do Trabalhador (Visat), com o objetivo de voltar o olhar para a prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador, sensibilizando os futuros profissionais para este tema.

Para a gerente da Visat, Mariana Andrade, este contato inicial com futuros profissionais da saúde é muito importante para promover a conscientização acerca de temas relacionados à área de atuação deles. “Esses alunos farão estágio e, em breve, serão profissionais formados. Queremos que eles conheçam o papel, as atribuições e as diversas ações para a promoção da saúde dos trabalhadores. A Visat compreende uma ação contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar, analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho”, explicou.

Ainda segundo Mariana, as ações da Visat são definidas e organizadas considerando várias situações. “Principalmente, as situações de risco à saúde, identificados a partir de análise das atividades, denúncias, solicitações dos movimentos sindicais, dados epidemiológicos das doenças, e situações de caráter técnico no âmbito da gestão da saúde”, disse.

Importância

A professora do curso de Fisioterapia, Ana Silva, que ministra aulas para a disciplina “Fisioterapia da Saúde Comunitária”, ressalta a importância da atividade, que sensibiliza os futuros profissionais para o conhecimento das ações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esta aula sobre a Visat veio para informar e desmistificar pensamentos errados que muitos possuem. Trabalho com os alunos em sala a vigilância em saúde, abordando todas as vigilâncias e principalmente, por serem futuros fisioterapeutas, eles trabalham com a questão ergonômica do trabalhador e a prevenção de acidentes. Este conhecimento de como funciona o cotidiano é fundamental na formação destes alunos”, esclareceu.

A estudante Maria Fernanda Santos avaliou de forma positiva da aula da Visat. “O fisioterapeuta lida com pessoas em situações delicadas, e esta aula esclareceu muitas coisas, estou motivada ainda mais, para estagiar e colocar em prática todo o conteúdo aprendido”, falou.

Dados sobre Saúde do Trabalho

De acordo com dados da Visat, de janeiro a julho de 2018, foram notificados 208 casos de agravos em saúde do trabalhador em Aracaju. Dos agravos, predominaram os acidentes com exposição a material biológico com 156, seguido de acidente grave com 31, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) com 12, Intoxicação Exógena com três, Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIR) com três, e transtorno mental com três.

Ao todo, existem 11 tipos de agravos notificados pela Visat, como por exemplo, acidentes com exposição a material biológico, acidente de trabalho grave, acidente de trabalho ilegal de crianças e adolescentes, acidentes fatais, cânceres, doenças de pele, DORT, LER, PAIR, doenças respiratórias causada pela inalação de substâncias químicas, transtornos mentais e intoxicações exógenas.

Para mais informações sobre a Visat, entre em contato através dos telefones: (79) 3179-2737 ou 3179-2792 ou visite a sede, localizada à Praça Durval de Andrade, 222, no bairro Atalaia. O e-mail é saude.visat@aracaju.se.gov.br.