Arborização urbana: Sema e Emsurb plantam novas árvores na avenida Augusto Maynard

Meio Ambiente
10/08/2018 14h54

 A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem renovando a arborização da cidade para garantir a segurança e qualidade de vida de todos os aracajuanos. Na manhã desta sexta-feira, 10, foi realizado o replantio de cerca 20 árvores da espécie ipê-roxo na avenida Augusto Maynard. Isso ocorreu devido à necessidade de supressão de algumas árvores debilitadas, que apresentavam risco de queda e, consequentemente, possíveis acidentes.

“Ontem foi preciso retirar 16 árvores, pois apresentavam um grande risco para a comunidade, por estarem com seu tempo de vida avançado, ocas por dentro e com infestação de pragas, por isso, a qualquer momento elas poderiam cair em alguma pessoa, ou em um carro. E hoje, realizamos o plantio para substituir essas árvores suprimidas, por mudas saudáveis e adaptadas à arborização urbana”, explica a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo.

Para realizar o replantio, primeiramente, foi feita a marcação dos pontos estratégicos onde as espécies seriam plantadas.  Em seguida, as mudas foram postas no solo e amarradas, para evitar danos e direcionar o seu desenvolvimento.

O ipê-roxo foi escolhido por ser uma espécie adequada para arborização. Ela possui um crescimento rápido e oferece sombra e floração. “É possível perceber que Aracaju está com um déficit de árvores floridas e a avenida Augusto Maynard é um exemplo vivo disso. Então queremos aumentar esse número de árvores com mais flores na nossa cidade, porque, além de arborizar com árvores saudáveis, o nosso intuito também é florir e embelezar as avenidas da nossa capital”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana.

Monitoramento

Sempre que um plantio é realizado, é necessário fazer o monitoramento para verificar se as mudas se estabeleceram ou se apresentam algum tipo de problema, como a falta de água, ataque de pragas, queda do tutor, ou se precisa repor alguma espécie que morreu. De acordo com Taciana Azevedo, essa é uma das etapas de manejo de arborização. “As manutenções já estão sendo realizadas, tanto nas avenidas onde o plantio foi realizado neste ano, como no ano passado. Esse monitoramento será feito no mínimo até dois anos, período em que normalmente as árvores se estabelecem no solo”, diz. 

SergipeTec

O tratamento e a preparação das mudas que estão, e as que ainda serão plantadas em diversos pontos da cidade, além de serem realizados no Horto Municipal, localizado no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) também são feitos no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), no qual a Sema recebe o apoio para produzir mudas com qualidade. “Somos agraciados pela parceria com o SergipeTec, que oferece uma estrutura física perfeita para nos ajudar nesse processo. Com isso, alcançaremos o nosso objetivo, que é melhorar a arborização urbana de Aracaju”, conclui o secretário.