Revitalização: Sema transformará mais pontos de descarte irregular de lixo em áreas de convivência

Meio Ambiente
13/08/2018 15h12

Com o intuito de transformar pontos viciados de descarte irregular de lixo em Aracaju, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do setor da Educação Ambiental, (EA), vem verificando os principais locais denunciados pela população, a fim de realizar intervenções urbanas e extinguir os pontos onde há acúmulo de resíduos. Serão realizadas, ao total, 13 intervenções urbanas. 

Segundo a coordenadora do setor de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, o diagnóstico nos locais foi realizado para verificar as condições dos ambientes e o que será instalado em cada ponto, com a tentativa de resgatar o espaço público para o bom uso da própria comunidade. “Realizar intervenções urbanas em pontos de descarte de lixo permite o contato direto com a comunidade, no que estimula as pessoas a se sentirem sensibilizadas e começarem a cuidar melhor de um espaço que pertence a elas. O nosso objetivo é fazer com que todos que estão ao redor dessa situação, se sintam parte do processo, fazendo o uso desses locais para o bem deles mesmos, e não para jogar lixo, até porque, existem pontos adequados para isso”, explica.

A proposta é instalar nos pontos verificados áreas de convivência, parques de pneus recicláveis e espiral de ervas medicinais. Os materiais utilizados nestas intervenções serão todos reutilizáveis, como forma de estimular a comunidade a evitar desperdício e reduzir a poluição.

O morador do bairro Inácio Barbosa, José da Cruz, reclama da grande quantidade de resíduos descartados por comerciantes, que gera uma intensa infestação de insetos e pragas, como ratos, baratas e moscas, que circulam pelas residências da região. “Tem um pessoal que joga restos de comidas, carne podre, tudo descartam aqui. Será muito bom fazer uma intervenção para que essas pessoas tenham a consciência de que terreno não é lugar de jogar lixo. Porque isso está prejudicando a mim e a todos os moradores daqui. A nossa comunidade está realmente precisando de uma intervenção urbana para acabar com esse problema”, relata. 

De acordo com o analista ambiental da Sema, Luciano de Gois, nos locais analisados foi constatado grande acúmulo de lixo gerado pelo descarte irregular de resíduos. “Além de analisar a quantidade de lixo descartado no local, identificamos a população que mora nas proximidades, se tem criança, se a rua é movimentada, para que possamos averiguar o que será implantado em cada intervenção, de acordo com as suas especificidades”, ressalta. 

Outras intervenções

Além dessas intervenções, outras também estão sendo realizadas em parceria com instituições de ensino superior, a exemplo da Universidade Tiradentes (Unit), que vem transformando uma calçada considerada um ponto viciado de descarte irregular de lixo, no bairro Getúlio Vargas, em uma área de convivência; da Faculdade Amadeus (FAMA), no bairro Aeroporto e da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Soledade. Todas elas contam com o engajamento dos próprios moradores nas ações de intervenção. 
 
Fiscalizações e denúncias

Nas fiscalizações, a Sema segue a Lei 1.721/1991, do Código de Limpeza Urbana, que explica em seu art. 4º que é proibido lançar ou depositar nos terrenos e nos logradouros públicos qualquer tipo de resíduo.

Ao flagrar o descarte irregular de lixo, a população pode entrar em contato com a Sema pelos telefones (79) 3225-4178 ou (79) 9 8149-2497.