Cata Treco: população comemora eficiência do serviço

Serviços Urbanos
16/08/2018 10h00


“Espero que este programa tenha vida longa, porque é muito bom poder retirar os móveis e objetos que ficam entulhados em nossos quintais, servindo de moradia para ratos e baratas". O programa a que a aposentada e moradora do bairro Santo Antônio, Josicleia Almeida, se refere é o Cata Treco, executado por uma equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que recolhe materiais que não têm mais serventia e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. 
 
A ação de coleta, que foi retomada em julho do ano passado, funciona com o auxílio de um caminhão com carroceria que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). A maior parte do que é recolhido é composta por móveis, pedaços de madeira, objetos e eletrodomésticos grandes.
 
"Nossa intenção é evitar que a população despreze de maneira irregular nas vias públicas, principalmente nas proximidades de canais,  objetos sem serventia. A ação mantém a cidade limpa, mas também promover bem-estar aos cidadãos, que muitas vezes não têm como descartar grandes objetos que ocupam espaço desnecessário em suas casas. A ação complementa os serviços de limpeza que executamos diariamente em todos os bairros de Aracaju", enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.
 
O jornalista Pedro Faro, que mudou-se recentemente para o bairro Inácio Barbosa, comentou  sobre a eficiência do serviço. "Eu já sabia da existência do Cata Treco e, durante o processo de mudança, eu e minha família precisamos de mais espaço para a instalação da  nova mobília. Fiz o contato por telefone e alguns dias depois tive minha solicitação resolvida. É um serviço extremamente útil", enfatizou.
 
“O Cata Treco é um excelente programa e não tem custo algum para a população. A Prefeitura está de parabéns”, comemorou o autônomo, Cosme dos Santos, que mora há 20 anos no bairro Farolândia.

Para a aposentada Virgínia Silva, o programa contribui para a limpeza da capital. "Devemos ter consciência ao descartar objetos grandes que não usamos mais e não ficar jogando nas esquinas. A Prefeitura está de parabéns. Medidas como essa contribuem ainda mais para a beleza da nossa cidade", comentou a moradora do conjunto Paulo Barreto, no bairro Pereira Lobo.
 
Solicitação

Para que a comunidade acione o serviço basta ligar para o telefone (79) 3021-9914 ou para a Ouvidoria da empresa municipal pelo número (79) 3021-9908.