Programa Aracaju Mais Verde já levou arborização a cinco bairros da cidade

Meio Ambiente
14/08/2018 14h59

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem mudando a realidade de diversos bairros da capital sergipana onde há déficit arbóreo. Por meio do programa ‘Aracaju Mais Verde - Plante com a gente’, o órgão ambiental já atendeu a cinco comunidades, totalizando o plantio de cerca de 112 árvores. O programa iniciou em junho deste ano, no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, e seguiu para a Zona de Expansão, no povoado Robalo, partindo para os bairros Japãozinho e o Porto D'antas. O último bairro contemplado até agora foi o Aeroporto. 
 
O ‘Aracaju Mais Verde - Plante com a gente’ é um programa que tem como objetivo transformar os principais pontos da cidade com déficit arbóreo, em locais mais verdes, contando com o engajamento das comunidades, que se comprometem em cuidar da manutenção das espécies. “Além de contribuir para uma Aracaju mais arborizada, o programa nasceu com a iniciativa de estimular a própria população a cuidar do meio ambiente. Em cada solicitação de plantio, a condição estabelecida antes de plantar as árvores no local é o comprometimento da comunidade em manter os cuidados necessários para que as árvores tenham um desenvolvimento saudável, e isso é feito por meio do monitoramento contínuo, até sua estabilização no solo, com a irrigação, adubação e tutoramento, tudo com base nas orientações dadas pela equipe de arborização da Sema”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana. 
 
As árvores proporcionam uma diversidade de benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para o homem, como sombra, diminuição da poluição do ar, redução de ruídos ambientais e oferecem sensação de bem-estar, além de contribuírem com a diminuição da temperatura e deixarem a cidade mais bela. As espécies que já foram plantadas variam de frutíferas, como a pitangueira, pitombeira, cajueiro, goiabeira, araçazeiro e jenipapeiro; a não frutíferas, tais como algodoeiros-da-praia, ipê-roxo e rosa, farinha seca, jasmim-manga, pau-ferro, tespésia, sibipiruna e craibeira.  
 
O secretário Augusto Cesar Viana acrescenta afirmando que os resultados do programa têm sido positivos desde o seu lançamento. “É muito gratificante ver como as comunidades estão se engajando nessa causa, como elas se preocupam com as questões ambientais e participam junto conosco. E isso é sinal de que estamos no caminho certo para garantir a qualidade de vida de todos. A nossa equipe de arborização teve o cuidado de analisar as condições de cada ambiente antes de realizar o plantio e escolher as espécies adaptáveis a essas regiões”, afirma.

Como Solicitar
 
Para participar do programa ‘Aracaju Mais Verde - Plante com a gente’, o interessado deve ligar para a Sema pelo número (79) 3225-4178 ou comparecer à sede do órgão, na rua Santa Luzia, 926, bairro São José. É aberta uma chamada via sistema e a equipe de arborização entra em contato com o solicitante, vai ao local proposto para a intervenção, realiza uma análise e avaliação, a fim de identificar as reais necessidades e possibilidades para o plantio.  Se o pedido for deferido, o solicitante assina um termo de compromisso em que garante cuidar e manter as espécies que serão plantadas no local.