Fundat e Senac fortalecem parceria para oferta de qualificação alinhada ao mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
15/08/2018 22h54

Para fortalecer ainda mais a parceria existente entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o presidente interino da Fundação, Jorge Araujo Filho, reuniu-se, nesta quarta-feira, 15, com o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, com o intuito de reafirmar o estreitamento e a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos órgãos no âmbito da qualificação profissional.

Segundo Jorge Araujo Filho, a principal intenção do encontro é se inteirar do funcionamento da parceria existente, focando na ampliação das ações que já são realizadas. "Como assumi recentemente a presidência da Fundat, esta é a minha primeira semana de diagnósticos interno e externo", conta. Ele também ressalta que, sob o direcionamento do prefeito Edvaldo Nogueira, a atual gestão está muito focada em gerar resultados eficazes para a população aracajuana.

"Nós temos um planejamento estratégico muito bem feito, e por isso, não teremos dificuldades, porque as metas já estão estabelecidas, e agora, é só seguir. Quanto à qualificação profissional, a nossa missão é alinhar o máximo possível o portfólio de cursos da Fundat com as demandas do mercado de trabalho", explica o presidente interino.

Durante a conversa, foram mencionadas as mais recentes ofertas de cursos do Senac para a Fundat, que são as capacitações em Corte e Costura e Reparador em Móveis, disponibilizadas ao Centro de Produção e Unidade de Qualificação (CQUP) do bairro 17 de Março, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que proporciona gratuitamente à população, cursos direcionados à geração de emprego e renda. "A partir destas turmas, alunos podem começar a confeccionar peças voltadas ao uso hospitalar ou reparadores de móveis escolares e se tornarem microempreendedores individuais formalizados", citou Paulo do Eirado.

De acordo com ele, já estão previstos para acontecer no mês setembro, também no bairro 17 de Março, os cursos de pizzaiolo e de salgadeiro, dentro das unidades móveis do Senac. "Dois terços dos cursos do Senac são direcionados à gratuidade, porque o nosso foco está muito atrelado às necessidades sociais e a carência dos cidadãos", afirma o diretor regional, relatando alguns dos projetos executados pela instituição.

Como ação futura, os gestores concordaram em proporcionar mais uma capacitação direcionada à produção alimentícia, o curso de marmitaria, por acreditar que esta é uma área crescente na geração de renda direta para o cidadão. "Meu objetivo é continuar criando ambientes favoráveis e somar esforços para mais parcerias como essa. Quero dar continuidade a tudo que já está sendo realizado pela Fundat e o Senac, e tudo que vier de inovador, pretendo dar a minha parcela de contribuição", destaca Jorge Araujo Filho, agradecendo o apoio do Senac, por meio do diretor Paulo do Eirado.