Assistência promove qualificação para conselheiros do CMAS

Assistência Social e Cidadania
16/08/2018 17h16

Os conselheiros do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) participaram nesta quinta-feira, 16, do segundo módulo de capacitação do projeto ‘Conversando com o Conselho Municipal da Assistência Social’,  promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho. No encontro, foram discutidos assuntos relacionados à Legislação das Políticas de Assistência Social. A qualificação tem como principal objetivo fortalecer tanto o trabalho desenvolvido pelo órgão como as atividades em conjunto com a Secretaria da Assistência.

Segundo a presidente do CMAS, Sônia Lima Azevedo, as formações foram solicitadas para contribuir com a atualização dos profissionais que fazem parte do conselho. “As mudanças estão sempre acontecendo, então, é sempre importante buscamos oportunidades para fazermos com que os nossos conselheiros fiquem engajados com as demandas das políticas de Assistência Social. Sai ganhando todo o nosso órgão, com o seu fortalecimento, como também a parceria desenvolvida através do trabalho em conjunto com a Assistência Social”, destaca.

A secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, esteve na ocasião para ratificar o quanto é relevante o compromisso do conselho em buscar melhorias que contribuem para o desenvolvimento de atividades com a pasta. “Espero que os temas tenham sido bastante enriquecedores para os nossos conselheiros, porque eles exercem um papel essencial nos planejamentos das nossas atividades. Com essas oportunidades, acabamos colaborando para a consolidação das nossas políticas e, sem dúvidas, dos trabalhos realizados em parceria”, observa.

De acordo com a coordenadora da Gestão de Trabalho, Maria do Socorro, a capacitação do conselho faz parte do Plano de Educação Permanente desenvolvido pela Prefeitura. “Esse projeto é um dos principais eixos de discussão do plano, que tem como proposta promover uma formação continuada com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Prefeitura. Estamos proporcionando momentos de reflexão sobre assuntos permanentes para a própria ação profissional dos conselheiros. Com isso, estamos os instrumentalizando para que possam agir de uma forma mais eficaz no desempenho das suas atividades do dia a dia”, explica.

Para Igor Machado, conselheiro representante dos trabalhadores do Suas, o projeto tem sido bastante proveitoso. “Tem ajudado muito em nosso processo de conhecimento. Acabamos tendo um entendimento mais profundo no que diz respeito às políticas de assistência e sobre as suas competência dentro do órgão fiscalizador. As discussões foram pertinentes e com certeza estimularão as participações”, opina.