Consulta Devolutiva conclui pré-requisitos exigidos pelo BID para obra da Perimetral

Planejamento e Orçamento
16/08/2018 22h42

Uma ação interativa com a comunidade, esclarecendo sobre marcos legais, execução de abordagens sociais, pagamento de indenizações e questões envolvendo a titularidade de imóveis. Esta foi a tônica que concentrou os esforços da equipe técnica da Prefeitura de Aracaju durante a realização da Consulta Pública Devolutiva, que é um dos requisitos exigidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a operação de crédito que poderá viabilizar a construção da avenida Perimetral Oeste. A consulta ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo, na noite desta quinta-feira, 16.

Esta consulta deriva diretamente das consultas realizadas nas comunidades, onde as dúvidas que não puderam ser respondidas de imediato foram registradas. “Nós nos debruçamos, com os demais técnicos, sobre os temas questionados e elaboramos a resposta que agora será compartilhada com esses representantes indicados pelas próprias comunidades. E, mesmo assim, se ainda restarem outras dúvidas, nosso corpo técnico está apto a interagir com os moradores para sanar qualquer questionamento”, assegurou a diretora de Programas Especiais da Seplog, Michele Lemos, que é a responsável por essa ação.

Receptividade e Interação

De acordo com o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, este momento de difusão das informações corretas é fundamental para que toda a comunidade compreenda a amplitude de benefícios que será promovida de a operação de crédito for validada para construção desta nova via. “Esta via será um marco na urbanização de Aracaju e proporcionará diversos benefícios para vocês, moradores, que contarão também com diversos equipamentos sociais que estão agregados a este projeto como praças, áreas verdes, locais de convivência e o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos na região”, detalhou.

Augusto Fábio também fez questão de agradecer por toda a receptividade nas localidades onde as ações foram realizadas. “Todos vocês estão de parabéns pelo pleno exercício da cidadania demonstrada neste processo, participando, questionando e dando sugestões. Agradecemos pela recepção que nos foi dada durante estas intervenções e pelo estabelecimento desse relacionamento respeitoso e produtivo durante todas as tratativas”, registrou o secretário.

Ação Articulada

Já o consultor do BID, Nelson Simões, fez uma explanação detalhada focada nas principais dúvidas apresentadas, demonstrando o compromisso primordial com a promoção do desenvolvimento, que é o objetivo principal da instituição. “O BID atua em todos os países da América Latina sempre com foco na promoção de obras estruturantes que gerem desenvolvimento. Para isso, destacamos sempre o viés social que todas as intervenções devem priorizar”, argumentou.

Ele assegurou, conforme previsão legal, que a obra só avançará nos respectivos trechos à medida que todas as situações de indenizações e realocações estejam devidamente resolvidas. “Este é um compromisso que vamos manter, a exemplo das outras obras que já realizamos de forma exitosa em Aracaju”, relatou o consultor.  

Ainda conforme o consultor, a partir de agora, se aprovado o financiamento, a proposta passa à fase de execução, onde será mobilizada uma equipe social que passará a trabalhar diretamente com as famílias que já foram devidamente cadastradas.

Acolhimento

Para a moradora do loteamento Nova Liberdade II, no bairro Olaria, Genilza Lima Oliveira, todo o processo foi muito bem conduzido pela administração municipal. “Todos nós ficamos ansiosos e preocupados quando tomamos conhecimento que os imóveis onde moramos poderiam ser afetados por esta obra. Mas as equipes da prefeitura estiveram lá, nos explicaram, nos convidaram a participar das reuniões onde vimos que estavam nos tratando de forma coerente. Eles nos mostraram que temos muito a ganhar com uma obra dessa. Eu estou muito satisfeita com o acolhimento que recebi”, descreveu a moradora.

A partir de agora, mediante a avaliação do corpo técnico da instituição financeira, a operação de crédito segue para análise final. Se for aprovada, será implementado todo o planejamento já proposto articulando ações de atendimento social e de infraestrutura para avançar nas etapas da obra.