Profissionais e usuárias do Centro Dia participam do Encontro Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão

Assistência Social e Cidadania
17/08/2018 12h02

Profissionais e usuários do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, participaram nesta sexta-feira, 17, do IV Encontro Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão, realizado pela Coordenação Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão (MBMC), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, em Aracaju. Neste ano, as discussões foram interligadas ao tema “A Participação Política Construindo a Autonomia das Mulheres Cegas e com Baixa Visão Transcendendo o Capacitismo para Afirmação da Identidade”.

O encontro teve como principal objetivo incentivar a participação das mulheres com deficiência visual em movimentos sociais e políticos com o intuito de torná-las cada vez mais presentes nas tomadas de decisões enquanto agentes públicos do Estado. Para o coordenador das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Assistência Social, Murillo Oliveira, o apoio da secretaria ao evento é primordial para fazer com que essas mulheres que vivem nesta condição, mais visíveis para sociedade como para dar a oportunidade dos trabalhadores que lidam diariamente com esse público de escutar um pouco das suas necessidades para melhorar até mesmo as suas práticas profissionais. “É sempre importante que estejamos juntos nessas parcerias. Queremos que a sociedade dialogue com essas mulheres para que elas tenham voz e passem a discutir sobre as questões demandadas pelo movimento. É uma experiência muito enriquecedora para os nossos usuários e trabalhadores”, destaca.

A representante da Executiva Nacional do MBMC, Gislana Vale, acredita que o envolvimento de profissionais da Assistência nas discussões favorece no desempenho das atividades enquanto agentes estimuladores. “Para as pessoas que trabalham com nós, mulheres com deficiência visual, esses debates são muito bons. Porque eles acabam ficando por dentro das questões relacionadas à legislação, dos conceitos que cercam as pessoas com deficiência e conhecem experiências de pessoas que hoje se tornaram protagonistas em seus municípios e estados. Para o estimulo dos usuários, isso é muito importante”, opina.

O Centro Dia atende pessoas com diversos tipos de deficiência, inclusive, visual. Os serviços socioeducativos oferecidos pela instituição têm como proposta tornar os usuários personagens principais das suas histórias. Para a coordenadora da unidade da Assistência, Lidiane Vieira, o evento acaba engrandecendo as ações e projetos da instituição. “Para nós, que atuamos com essas mulheres fortes, esse encontro nos ajudará muito no processo de elaboração de atividades destinadas a elas. Já trabalhamos na perspectiva de empoderá-las, aqui vamos ouvir para tornar o nosso trabalho cada vez mais sólido no que diz respeito ao empoderamento das nossas usuárias”, observa.

Ana Lúcia dos Santos é deficiência visual e frequenta o Centro Dia. Ela acredita que os debates são pertinentes e contribuem para melhoria do relacionamento em sociedade. “As pessoas que vivem com a gente vão poder compreender um pouco mais do nosso espaço, da nossa condição, das nossas vontades e dos nossos direitos. Como consequência, vai melhorar no envolvimento entre nós mulheres com deficiência e as pessoas que lidam conosco”. O encontro acontece até o próximo domingo, 19.