Biblioteca Ivone de Menezes propõe Hora do Conto para a primeira visita de estudantes à unidade

Cultura
17/08/2018 17h15

Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. João Batista Douglas de Souza, localizada no bairro Santa Maria, participaram nesta sexta-feira, 17, do projeto Escola vai à biblioteca, com a ‘Hora do Conto: uma viagem ao mundo da literatura infantil e das histórias em quadrinhos’. A ação, promovida pela Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), homenageou o autor sergipano Dan Barreto.
“Desenvolvemos as atividades a partir da faixa etária dos alunos que visitam à biblioteca. Hoje, tratamos de uma turminha especial com crianças que ainda não sabem ler, mas que compreendem a história contada de uma forma lúdica. Com isso, estimulamos a criatividade e o aprendizado. Além de ser uma Hora do Conto especial, pois escolhemos a obra ‘O sonho do Jabuti’, do autor sergipano Dan Barreto”, destacou a secretária administrativa da Ivone de Menezes, Aldeci Amaral. 
A coordenadora pedagógica da escola, Eliene Silva, falou sobre a importância do projeto para o processo de aprendizagem das crianças. “Hoje foi muito especial para estes alunos de 4 anos de idade que estão visitando pela primeira vez uma biblioteca. O contato direto com o projeto neste espaço nos proporciona trabalharmos diversos aspectos como, por exemplo, interação, letramento, socialização. Além de ser uma oportunidade de conhecer os autores e suas obras”.
Ainda de acordo com a coordenadora pedagógica, Eliene Silva, a parceria entre Escola João Batista Douglas e a biblioteca tem rendido resultados positivos. “Frequentamos há um bom tempo esta unidade que une perfeitamente com o nosso planejamento estratégico de ensino. Afinal, este espaço é uma extensão da sala de aula. Espero que esse apoio cultural e educacional perdure por muitos anos. Com certeza estamos formando uma nova juventude mais criativa e humana”.
Para a estudante Eloá Beatriz Santos Oliveira, de apenas 4 anos, esta atividade fora da sala de aula foi bastante divertida. “Estou amando conhecer a biblioteca e ainda mais participando desta atividade com a história do Jabuti. Quero voltar mais vezes. Achei tudo lindo e colorido”, revelou.
A contadora de história, Verônica Barbosa, comentou como faz para prender a atenção dos pequenos nos contos. “É um trabalho feito em conjunto que começa na hora do planejamento e finaliza com o contato com os alunos. É essencial que a gente volte a ser criança e conte de maneira divertida a história e, ao mesmo tempo, lance gatilhos que estimulem o imaginário de forma leve e descontraída. Eles aprendem brincando”. 
Atento à contação, o estudante de 5 anos, Ezequiel Santos, confessou que gostou de participar da ‘Hora do Conto’, principalmente, na hora de colorir o desenho entregue pela contadora de história. “Gosto muito de desenhar e pintar. Vou guardar essa pintura para lembrar desse dia especial”, disse. 

Agendamento 
As escolas interessadas em participar dos projetos desenvolvidos pela biblioteca bastam entrar em contato através dos telefones 3179-6410 e 3179-6411. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e está localizada na praça Major Edeltrudes Teles, S/N, Conjunto Augusto Franco, na capital sergipana.