SMS promove mudanças na campanha contra a pólio e o sarampo para otimizar atendimentos

Saúde
18/08/2018 11h46

A abertura do Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Aracaju foi aberta pela secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, neste sábado, 18, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marx de Carvalho, localizada no bairro Ponto Novo. Todas as 42 salas de vacina disponíveis no município ficaram abertas até meio-dia e mais 10 UBS imunizaram crianças de um a menores de cinco anos no período da tarde, até às 17h.

A secretária Waneska Barboza lembrou que a campanha iniciou no dia 6 de agosto e segue até o próximo dia 31. “Os pais ou responsáveis pelas crianças têm até o final do mês para levar as crianças às unidades de saúde para vacinar contra a pólio e o sarampo. Mas o Dia D é importante porque é onde chamamos mais a atenção da população que precisa levar as crianças que estão dentro do nosso público-alvo”, destacou.

Waneska explicou que este ano a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) resolveu otimizar as aplicações das doses com base nas unidades mais procuradas nas campanhas passadas.

“Durante o dia D da Campanha contra o sarampo e a pólio, decidimos que apenas 10 UBS funcionariam à tarde, como forma de otimizarmos nosso fluxo de atendimentos, uma vez que a procura na maioria dos postos cai nesse horário. Entretanto, de forma estratégica, na quinta e sexta [16 e 17], abrimos as UBS Augusto Franco e Onésimo Pinto até às 20h, e na próxima semana [23 e 24] faremos a mesma ação nas UBS Dona Sinhazinha e Geraldo Magela. Acreditamos que com essa reorganização da nossa estrutura nos atendimentos, conseguiremos atingir um número maior de usuários do SUS de Aracaju”, detalhou a secretária.

AS unidades de saúde abertas neste sábado até às 17h foram as UBS Augusto Franco; Dona Sinhazinha; Marx de Carvalho; Dona Jovem; Edézio Vieira de Melo; José Machado de Souza; Geraldo Magela; Joaldo Barbosa; Amélia Leite e Santa Terezinha.

Para a cuidadora de crianças que trabalha em um berçário da capital, Patrícia Matos, o Dia D, é muito bom para os pais que trabalham durante a semana levar os seus filhos para se vacinar. “É o dia que todos os pais que têm responsabilidades com os seus filhos têm que vir, porque a maioria não trabalha hoje e as unidades de saúde ficam disponíveis”, falou a mãe de Mateus, de três anos 3.

Comunga da mesma opinião, a médica Thaís Barreto, mãe de Maitê Tavares, de dois anos. “É um dia muito oportuno de trazer as crianças para serem imunizadas contra estas doenças terríveis. No sábado não tem a correria dos dias da semana, é um dia mais tranquilo, então temos que aproveitar”, enfatizou.

Caso confirmado

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, alerta sobre a importância da vacinação. “Foi confirmado um caso de sarampo de um adolescente de 15 anos, que passou as férias de julho em Manaus e apresentou os sintomas 10 dias depois. Imediatamente fizemos o bloqueio da equipe médica que o atendeu, da família e dos amigos mais próximos. Também fizemos um alerta na escola onde ele estudava, e os alunos que estudam com ele foram às unidades abertas no horário estendido para receber a vacina. É importante que as pessoas entendam que pode acontecer com qualquer um de nós, por isso é necessário imunizar as crianças para evitar o surto que está acontecendo no norte do país”, informou.

Vale lembrar que se alguém não recebeu a vacina contra o sarampo em algum momento da vida, a vacinação pode ser feita até 29 anos, em duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas; para as pessoas entre 30 a 49 anos que nunca se vacinaram, apenas uma dose deve ser aplicada.

“É importante levar o cartão de vacina até unidade de saúde para que o profissional verifique a necessidade de atualização. As vacinas para este público não fazem parte da campanha nacional que é somente para crianças acima de um ano a menores de cinco anos. Quem estiver fora dessa faixa pode ir se vacinar nos dias normais nas UBS”, esclareceu a diretora.