Aracaju Mais Verde: Sema inicia entrega de regadores às comunidades que participam do programa

Meio Ambiente
20/08/2018 13h34

Seguindo com a proposta de envolver a população aracajuana, no sentido de melhorar a arborização da cidade, contando com a participação dos cidadãos, as equipes da Educação Ambiental e de Arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) iniciaram a entrega de regadores personalizados para as comunidades dos bairros Jabotiana e Zona de Expansão, na manhã desta segunda-feira, 20. Os próximos bairros serão: Japãozinho, Porto Dantas e São José. Todos solicitaram, por meio do programa “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”, o plantio de árvores e se comprometeram a cuidar das mudas plantadas.
 
A analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo, explica o funcionamento do programa: o bairro pede e a Sema planta, mas com a garantia do compromisso da comunidade em manter as mudas vivas e saudáveis, realizando a irrigação diária, conforme explicado pela equipe de arborização na realização do plantio. “Nós estamos disponibilizando hoje os regadores para facilitar o trabalho da população com a irrigação das mudas que foram plantadas. Também é uma forma simbólica de agradecer e estimular a sociedade com os cuidados”, diz.
 
Para a analista ambiental da Sema, Natalie Soares, a participação da comunidade tem obtido resultados positivos. “Eles têm contribuído bastante com a questão dos cuidados com as mudas, que é o que a gente mais precisa, porque plantar é relativamente fácil, agora a questão da manutenção, fator essencial para o crescimento saudável das árvores, é um pouco difícil e requer uma maior atenção. Então, precisamos bastante da ajuda de todos para que possamos ter sucesso. Esse trabalho é um incentivo para que outras pessoas também tenham o interesse em solicitar o plantio, a fim de continuarmos com a nossa proposta, que é aumentar a participação da comunidade e melhorar a arborização de Aracaju”, afirma. 
 
Envolver a comunidade é o foco principal do programa. “Eu acho esse trabalho que a secretaria do Meio Ambiente vem realizando muito importante e gratificante. Isso beneficia não apenas o meio ambiente da nossa cidade, mas também contribui para a nossa qualidade de vida. Eu, enquanto cidadão, quero participar efetivamente dessas ações. E como prova disso, já adotei uma árvore e assumi o compromisso de cuidar. E agora com esse regador, é que o cuidado será maior ainda e bem mais fácil de se fazer”, relata o morador do bairro Jabotiana, Robinson Soares. 
Mudas de qualidade
 
O tratamento e a preparação das mudas, que estão sendo plantadas em diversos pontos da cidade, além de serem realizados no Horto Municipal, localizado no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), também são feitos no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), no qual a Sema recebe o apoio para produzir mudas com qualidade e adaptáveis à arborização de Aracaju, no que facilita a sua manutenção e, assim, o seu crescimento saudável.

Como solicitar
 
Para participar do programa "Aracaju Mais Verde - Plante com a gente", o interessado deve ligar para a Sema pelo número (79) 3225-4178 ou comparecer à sede do órgão, situado à rua Santa Luzia, 926, bairro São José. É aberta uma chamada via sistema e a equipe de arborização entra em contato com o solicitante, vai ao local proposto para a intervenção, realiza uma análise e avaliação, a fim de identificar as reais necessidades e possibilidades para o plantio.  Se o pedido for deferido, o solicitante assina um termo de compromisso em que garante cuidar e manter as espécies que serão plantadas no local.