Programa Aracaju Inteligente é apresentado a empreendedores do Caju Valley

Indústria, Comércio e Turismo
23/08/2018 23h47

Na noite desta quinta-feira, 23, empreendedores e interessados em inovação e startups participaram do 49º encontro do Caju Valley, reunião em que os participantes apresentam ideias em busca de investidores, trocam experiências e expõem projetos de inovação na área de tecnologia. 

A comunidade Caju Valley foi iniciada em 2012 com a missão ser um ambiente digital, centralizador do movimento de startups, que a cada dia ganha mais força no estado de Sergipe. No mês passado, o Caju Valley foi destaque no jornal Valor Econômico como um dos ecossistemas inovadores fora dos grandes eixos de tecnologia situadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Recife.

No encontro de hoje, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, foi convidado para apresentar o programa Aracaju inteligente, Humana e Criativa (AIHC), definido como prioritário pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e no início de sua exposição, chamou a atenção do público para as oportunidades que serão abertas a partir dos projetos que compõem o programa, em áreas como serviços e infraestrutura urbana, mobilidade, educação, saúde, segurança e em agendas de desenvolvimento econômico. 

Os sete primeiros projetos do programa (Aracaju na Palma da Mão; Aracaju Conectada; Aracaju Criativa; Mobilidade Inteligente; Turismo Inteligente; Escola Inteligente e Saúde Inteligente) foram apresentados com exemplos de funcionalidade em áreas como a educação, através da matrícula online; prontuário eletrônico, na saúde; e no meio ambiente, em casos de descarte irregular de lixo.  

O público interagiu com questionamentos acerca dos desafios para implantação de um programa tão amplo e também sobre a escala de resolutividade das demandas, de forma a dar credibilidade perante a população. "Todo esse trabalho é desafiador, mas com a devida cautela vai mudar completamente a relação do cidadão com a cidade", tranquilizou o secretário, mostrando que o processo de engajamento vai fortalecer a presença do cidadão na gestão da cidade. 

O empreendedor Andrey Wallace questionou: "que garantia terá a população de que o programa não será desativado com mudanças de gestores". "O sucesso da efetividade do programa depende do grau de engajamento da população. Esse é um dos desafios para que não haja descontinuidade", respondeu o secretário, finalizando sua participação.