Praia Limpa: Sema e Faculdade São Luís de França realizam ação educativa na Orla de Atalaia

Meio Ambiente
05/09/2018 14h49

Sensibilizar a sociedade aracajuana à adoção de boas práticas em favor do meio ambiente, como o descarte correto de óleo de cozinha usado. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Faculdade São Luís de França e a Recigraxe, coletora de óleo saturado, deu início a mais uma campanha do programa Praia Limpa. A ação foi realizada nesta quarta-feira, 5, na Passarela do Caranguejo, Orla de Atalaia, zona Sul da capital.

 A ideia foi estimular cidadãos e donos de bares, restaurantes e hotéis situados próximos à praia a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha, assim como sensibilizar quanto à importância deste ato.  Para isso, a Sema também está trabalhando em conjunto com a Recigraxe, empresa coletora de óleo saturado licenciada, que ficará responsável por recolher o óleo em cada estabelecimento e fazer o descarte de forma adequada. “O nosso papel é fazer uma campanha educativa de sensibilização das pessoas, explicando o quanto é importante realizar o descarte correto do óleo, dando as instruções necessárias para que esses novos hábitos sejam adotados por todos”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaela Ribeiro.

 Ainda segundo a coordenadora, o descarte incorreto do óleo pode causar diversas consequências, como entupimento de tubulações, mortandade de peixes, poluição de rios e mares, dentre outros fatores que podem ocasionar a degradação ambiental. “Um litro de óleo é suficiente para poluir mais de 20 mil litros de água. Por isso, é muito importante todos nós, não apenas donos de bares e restaurantes, fazermos o certo. É preciso que toda a sociedade tenha consciência e ajude na conservação de um dos bens mais preciosos que temos, o meio ambiente”, destacou.

Para a professora do curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de França, Alana Vasconcelos, é importante para uma instituição de ensino se envolver em parcerias como essas, pois é uma forma de inserir os discentes na cidadania e na busca da conservação do meio ambiente, no que possibilita uma formação mais humanizada. “Estamos junto à Sema desenvolvendo ações para o programa Praia Limpa; e a nossa participação enquanto instituição de ensino superior, eu vejo como um dever nosso, desenvolver ações de educação ambiental, principalmente quando se trata de  boas práticas do homem para a conservação do meio ambiente. Essa é uma oportunidade de sairmos dos muros da faculdade e adentramos no nosso papel, que é levar o conhecimento a toda comunidade”, concluiu.

Durante a ação, os responsáveis pelos estabelecimentos também receberam bobonas de acordo com o seu nível de produção de óleo, para que descartassem o produto nesse recipiente que vai ser coletado pela Recigraxe. Já o cidadão pode despejar o óleo em uma garrafa pet e quando tiver uma quantidade razoável, levar o material aos pontos de coleta parceiros do órgão ambiental.

O supervisor da Recigraxe, Samuel Silva Almeida, explicou que o período da recolha dos resíduos a ser realizada pela Recigraxe, vai depender de como a troca de óleo é feita em cada estabelecimento. Cada litro de óleo a ser descartado na bobona equivale a sessenta centavos, o responsável escolherá se quer receber em troca do óleo doado, produtos de limpeza, como sabão, ou o valor em dinheiro. “Mas antes, é preciso cadastrar cada empresa para que se tenhamos o controle da coleta. Já pegamos os dados dos estabelecimentos para efetuarmos o cadastro, e, logo após, o dono ou responsável assinará um termo de compromisso reconhecendo a responsabilidade da Recigraxe recolher esse óleo usado e, ao mesmo tempo, ele assume o comprometimento em descartar todo o óleo sujo no recipiente entregue”, disse. 

Pontos de coleta

Diversos pontos de coleta de óleo de cozinha usado estão espalhados pela capital sergipana, em instituições de ensino superior, empresas privadas e demais entidades. O cidadão interessado em descartar esse material, basta se dirigir aos seguintes pontos:

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema): Rua Santa Luzia, 926, bairro São José;
Faculdade São Luís de França (Unidade Getúlio Vargas): Rua Laranjeiras, 1838, bairro Getúlio Vargas/ Também na unidade do bairro Salgado Filho, situada à avenida Pedro Paes Azevedo, 853;
Universidade Tiradentes : Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia;
Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM): Rua Frei Damião, 134, bairro Santa Maria;
Oceanário de Aracaju-Projeto Tamar: Avenida Santos Dumont, 1010, bairro Atalaia; 
Shopping Riomar: Rua Delmiro Gouvêia, 400, bairro Coroa do Meio;
Shopping Jardins: Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – bairro Jardins.

Praia Limpa

O programa Praia Limpa foi lançado no dia 29 de outubro de 2017 com o objetivo de sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju a adquirir práticas mais conscientes em prol da conservação do meio ambiente, em especial, a vida marinha.
 
Nesta segunda edição, que será realizada no próximo dia 23, na Orla de Atalaia, das 9h às 13h, o programa trará ações que estimulem os cidadãos e comerciantes a entenderem que pequenas atitudes geram grandes resultados, a exemplo da destinação correta de resíduos e do óleo de cozinha usado.