Fundat prepara aracajuanos para o mercado nas áreas de tecnologia

Formação para o Trabalho
12/09/2018 13h53

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) se preocupa em não só oferecer oportunidades para que a população da capital possa se capacitar, mas também em difundir e levar às comunidades cursos que atendam as necessidades do mercado, qualificando a mão de obra de forma direcionada. Exemplo disso é a oferta de vários cursos do eixo de Informação e Comunicação, ministrados em diversas Unidades de Qualificação Profissional (UQPS), situadas nas comunidades aracajuanas.

A oferta dos cursos que compõem o eixo - que são os de Informática Básica, Informática Avançada, Web Design, Informática para Melhor Idade e Lógica de Programação, este oferecido pela primeira vez durante o mês de agosto, demonstram a preocupação em estimular a atuação dos aracajuanos em múltiplas áreas do mercado de trabalho.

Somente neste ano, mais de 450 vagas foram ofertadas para este eixo, por meio da fundação, nas unidades espalhadas pela capital, beneficiando centenas de pessoas que enxergam nestes cursos a oportunidade não apenas de desenvolver as habilidades profissionais, mas também de mudar de vida através do conhecimento.

Incentivo

Na capacitação, os alunos puderam se aprofundar no conteúdo, para além dos conhecimentos em informática básica que já conheciam, e tiveram a oportunidade de aprender as técnicas de programação de forma mais completa para que, posteriormente, possam atuar no ramo que está em constante crescimento no mercado de trabalho.  


Um bom exemplo dos esforços da Fundat em promover as capacitações referentes ao eixo de Informação e Comunicação foi a oferta do curso de Lógica de Programação, com carga horária de 60h, e realizado na UQP do conjunto Jardim Esperança. A turma, repleta de jovens entusiasmados com a possibilidade de se aprofundar no tema proposto na ementa, foi estreante no portfólio da fundação e já tem vagas abertas para a próxima turma.

Embora já tivesse iniciado um curso na área de informática, Luana Andrade, de 32 anos, contou não ter tido a chance de seguir com o aprendizado até o fim, até se inscrever nesta turma. “Vim para buscar mais conhecimento, me aperfeiçoar. Pretendo ter mais capacitação no currículo para conseguir aproveitar oportunidades de emprego. Já tinha estudado um pouco sobre a área, mas não pude concluir. Espero que os conhecimentos venham agregar ao meu trabalho, pois já trabalho com informática. Que esse curso e outros que virão possam acrescentar e complementar minha formação. Foi uma boa oportunidade fazer essa capacitação de graça”, ressaltou.

Já para Ketilyn Ferreira, de 19 anos, além de nova, a experiência de participar da mesma turma que Luana foi de suma importância para a construção da autoconfiança profissional na área e para valorizar o seu currículo, visando uma futura atuação no mercado de trabalho. “Eu procurei o curso para não ficar sem aprender nada em casa, e já vou procurar outros para fazer também e me aperfeiçoar cada vez mais. Já concluí o ensino médio, aí uma amiga indicou o curso e eu me interessei. Aqui pude aprender muita coisa, foi uma experiência muito legal. Espero que eu consiga arranjar um trabalho mais rápido”, contou.