Semed participa de encontro estadual de Conselhos Municipais de Educação

Educação
12/09/2018 15h05

A seccional sergipana da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME – SE) promove nesta quarta-feira, 12, o seu décimo encontro. O tema central das discussões, realizadas no auditório do Sebrae, em Aracaju, é o papel dos conselhos de educação na implementação do Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares para o ensino infantil e fundamental. A secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, e a presidente do Conselho Municipal da Educação de Aracaju (Conmea), Maria José Guimarães, integraram a mesa de abertura da atividade. No período da tarde, o diretor de Educação Básica de Aracaju, Manuel Prado, também participa do evento.

Para Cecília Leite, este é um debate estratégico. “É importante pensar no aluno e cidadãos que queremos formar. Cada sociedade tem as suas especificidades, suas peculiaridades e tendências, e Sergipe não é diferente. Então, pensar em currículo nosso, para Sergipe, para Aracaju, é pensar no nosso estudante respeitando essa identidade”, avaliou. Além de presidente do Conmea, a professora Maria José é coordenadora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Aracaju. Para ela, integrar o debate é fundamental. “Esse evento é de grande relevância para os conselhos municipais de educação, tendo em vista o compromisso e a responsabilidade que estes fóruns terão agora, na definição, normatização e implementação do novo currículo sergipano”, frisou.

A representante do Ministério da Educação (MEC) convidada para o encontro, professora Gabriela Zelice, foi responsável pela primeira palestra do dia. Durante sua apresentação, ela destacou a discussão nacional como um passo importante. “Todos os estados estão passando por uma reelaboração do documento curricular, tendo a BNCC como referência. E a participação dos conselheiros nesse processo, depois da elaboração, para a homologação desse documento, é muito relevante.”, avaliou a educadora, que também é coordenadora de currículo do Programa de Implementação à Base (Pró-BNCC) do MEC, enfatizando que a concretização do novo currículo brasileiro passa por diversas etapas indispensáveis, como a formação continuada dos professores e modificação nas avaliações internas e externas das escolas.

Já o presidente nacional da Uncme-SE, professor Manuel Humberto Gonzaga de Lima, destacou o papel da entidade e o protagonismo do estado na criação do fórum. “Esta é uma entidade criada há 26 anos e que tem prestado relevantes serviços a educação brasileira na área de legislação. Em Sergipe, nós temos uma história com a União, pois foi o Conselho Municipal de Educação de Aracaju um dos cinco conselhos que criou a Uncme, lá em 1992, junto com Florianópolis, João Pessoa, Campina Grande e Vitória da Conquista. Isso se transformou em 3.800 conselhos no Brasil e mais de 50 mil conselheiros. Hoje, estamos realizando o encontro estadual e logo em seguida os trabalhos que são discutidos nos estados serão levados para uma grande discussão nacional, que ocorrerá em Olinda, em novembro. Esse encontro marca um processo de construção que foi realizada aqui no estado, pelo Conselho de Aracaju, e depois porque Sergipe é o único do Brasil, hoje, que tem conselhos em todos os municípios”, revelou Gonzaga.