Moradores acompanham limpeza do canal da avenida Filadelfo Dórea, no Bairro Industrial

Serviços Urbanos
13/09/2018 17h31

Nesta quinta-feira, 13, os moradores da avenida Filadelfo Dórea, no Bairro Industrial, na zona Norte da cidade, acompanharam com satisfação o início dos trabalhos, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), de limpeza no canal situado na localidade. É o caso de dona Otaviana Souza Reis, que reside há mais de 35 anos na região. “A gestão passada deixou a desejar com esse serviço. Fico feliz com essa limpeza, pois a população não contribui e joga muito lixo dentro do canal”, disse a aposentada.

A Empresa Municipal realiza um serviço contínuo de limpeza nos canais que cortam a capital. O trabalho tem o objetivo de facilitar a passagem das águas e melhorar a vazão, reduzindo assim, os riscos de situações de alagamentos nas vias que margeiam os canais, em caso de chuvas fortes. Durante a manhã, os agentes retiraram, parte da areia acumulada no canal, que possui 595 metros de extensão. 

“O acúmulo de bancos de areia acaba provocando o estreitamento do canal, o que compromete o devido escoamento. Com a limpeza, há uma melhora considerável na correnteza . Após o serviço, o canal será monitorado para conservação do mesmo, atualmente, com previsão de limpeza anual ou semestral”, informou o coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, Vinícius Almeida.
 
Moradora da região há 50 anos, Zilda Oliveira Santos, ressalta que falta ajuda da população. “O trabalho que a Prefeitura de Aracaju está fazendo no Bairro Industrial e por toda a cidade está sendo bem feito. O problema é que a população não coopera e joga lixo dentro e nas margens dos canais. Eles esquecem que o maior prejudicado somos nós”, comentou a dona de casa, que há 50 anos mora na avenida e observou atenta os procedimentos de limpeza.
 
“Estou muito satisfeita com o início dessa limpeza. A Prefeitura está trabalhando, fazendo a parte dela, mas os moradores precisam colaborar mais, não jogando lixo nas esquinas, e nem nos canais, pois o caminhão da coleta passa regularmente em nosso bairro”, comentou entusiasmada a aposentada Maria Menezes.