Serviço de paisagismo revitaliza os espaços públicos da cidade

Serviços Urbanos
14/09/2018 14h02

Promover ações que deixem a cidade mais bonita é tarefa indispensável em uma administração que se preocupa com a promoção da qualidade de vida da população. Por isso, esse é mais um dos compromissos que o prefeito Edvaldo Nogueira tem honrado na gestão. Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza diariamente o serviço de paisagismo que revitaliza os espaços públicos nos bairros da capital.

O trabalho, feito de maneira minuciosa pelas equipes, coordenadas pela Gerência de Áreas Verdes, faz parte da programação diária da Diretoria de Operações da empresa. Para a execução dos serviços de paisagismo nas praças e canteiros, a empresa municipal utiliza placas de grama esmeralda e mudas de plantas ornamentais. Durante a manutenção fitossanitária, realizada a cada 45 dias, são retirados as ervas daninhas e os excessos de folhagens, feita a reposição de terra e grama, e o plantio de algumas mudas, quando preciso. Os agentes também analisam as condições do solo para saber a necessidade de adubação. Além disso, são feitos os serviços de capinação e poda.

A coordenadora de Paisagismo, Kamila Santana, explica que em alguns bairros o serviço de paisagismo agrada tanto aos moradores que eles se somam à administração municipal para a manutenção do mesmo. “Quando chegamos em algum canteiro que já tenha sido adotado pela comunidade, tentamos reaproveitar ao máximo o que foi feito, pois sabemos do cuidado que essas pessoas têm com as plantas. Para muitos, é uma terapia. Quando é necessária a remoção de alguma espécie por questões de enraizamento e outros fatores, nós levamos os excessos que foram retirados para o Horto da Sema e lá esse material é utilizado para fazer novas mudas de plantas”, enfatizou.
 
Bem-estar para população
 
A harmonia proporcionada pelo paisagismo influencia no relacionamento da comunidade, integrando as pessoas aos espaços públicos. A enfermeira, Teresa Antônio, que reside nas proximidades da praça, demonstrou satisfação ao observar o cuidado das equipes na conservação do local. “A praça mais bonita afasta os marginais e atrai os moradores e crianças, que podem brincar com tranquilidade. Essa praça já deveria estar assim há mais tempo, pena que o outro prefeito não via isso. Espero que as pessoas tenham consciência e ajudem a manter o espaço. Isso traz bem-estar pra gente”, ressaltou.

O comerciário, Jonatas Bonfim, que reside há mais de 30 anos no conjunto Castelo Branco, elogiou o trabalho dos agentes. "Os canteiros da praça estão ficando ótimos. Esse serviço de paisagismo é muito interessante, pois deixa a cidade mais agradável’, frisou.