Esgap: Servidores participam de curso sobre educação financeira

Planejamento e Orçamento
14/09/2018 17h30

No Brasil, o número de pessoas com cadastros negativados em instituições financeiras é de aproximadamente 62,9 milhões, segundo apontamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Diante disso, a Prefeitura de Aracaju, através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), realizou na manhã desta sexta-feira, 14, o curso "A educação financeira e a gestão de finanças pessoais", ministrado pelo especialista em desenvolvimento econômico, Rodrigo Rocha.

De acordo com Rodrigo, a maioria das pessoas tem dificuldade de organizar suas contas pela falta de um planejamento financeiro que permita controlar os gastos, e o curso foi realizado no sentido de incentivar os servidores a praticar o autocontrole na hora de usar o dinheiro. "O objetivo do curso foi mostrar que é possível ter uma vida financeira saudável a partir do momento que elegemos prioridades e controlamos bem os gastos, para então podermos realizar nossos sonhos".

Ele também pontuou que a preocupação da Prefeitura de promover a discussão sobre a vida financeira dos servidores é muito importante. "Essa capacitação é fundamental para qualquer trabalhador. A partir do momento que a gestão municipal tem essa preocupação, mostra que vai melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, e eles passam a ser mais produtivos no seu ambiente de trabalho, e ter uma vida mais tranquila, felo fato de receberem esse acompanhamento, essa formação em várias áreas da vida", disse.

Para a assistente técnica do Departamento de Administração e Finanças da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), Nataly Rocha, o aprendizado adquirido no curso pode ser aplicado em todos os momentos da vida. Ela também destacou a ação da Prefeitura, através da Escola de Governo. "É muito importante, principalmente no lado da valorização do servidor público. O melhor ainda é que não priva nenhum tema, investindo nas áreas profissional e pessoal dos servidores", destacou.

O diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, enfatizou que o curso ministrado por Rodrigo Rocha, dá ao servidor público municipal a ciência econômica que permite uma administração financeira correta dos seus recursos. Ele também explicou que a escolha do facilitador se deu pelo seu conhecimento no assunto. "É um profissional qualificado com expertise em desenvolvimento regional e inovação econômica. Além disso, está à frente do Instituto Euvaldo Lodi e é membro da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies)", justificou.