Professores substitutos participam de Semana Pedagógica no Olga Benário

Educação
18/09/2018 10h42

Enquanto os estudantes seguem em recesso escolar, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizada no bairro Santos Dumont, volta a atenção para a formação dos professores. Iniciada na última segunda-feira, 17, a primeira Semana Pedagógica da instituição segue até a próxima sexta-feira, 21, com o tema “O ser humano em seu processo evolutivo”.

Direcionada aos professores substitutos que atuam na Emef, a iniciativa da instituição visa preparar estes profissionais para lidar com assuntos do dia a dia que são recorrentes na escola, como indisciplina e educação de alunos especiais. “Os processos de formação continuada para os professores e demais profissionais da educação tem mais eficiência quando realizado no âmbito da escola e, quando é realizado por iniciativa própria, acreditamos que esse trabalho tem impactos mais significativos nos processos de ensino-aprendizagem, porque partiu de uma demanda específica dos professores que aqui atuam”, afirma o diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Manuel Prado.

Durante os cinco dias de atividades, 17 professores substitutos participam do projeto. Os temas trabalhados são: jogo lúdico como meio de aprendizado e disciplina; o brincar como instrumento disciplinador; criança ontem, professor hoje; aprendizagem do aluno com deficiência; o ser em seu processo evolutivo. A iniciativa partiu da diretora da escola, Maria Claudeildes Santos Santana, que se inspirou em uma ideia implantada em escolas do Ceará e que conheceu através da televisão.

“Os professores substitutos precisam de treinamento para não acabar ficando soltos em relação a algumas especificidades da escola, como em relação à indisciplina em sala de aula e educação de alunos especiais. Verificando essa questão, pensei que a iniciativa deveria partir da própria instituição e contei com a ajuda do nosso corpo docente para trabalhar nessa reciclagem, para mobilizar esses professores. Neste recesso, optamos por deixar nossos alunos em casa e oferecer o reforço para os profissionais”, explica.

“O Processo Seletivo Simplificado para a contratação desses professores e que foi realizado na gestão passada, fez uma opção por não pagar o professor substituto pela Hora de Estudo. E ao tomar essa decisão, convencionou no âmbito da rede que esse professor não precisa de formação ou não deve passar por ela, atitude que os desobrigou a estarem na formação e, de certa forma, desobrigou a secretaria de oferecê-la pra estes profissionais. Então, quando a escola prepara um projeto como este, é uma iniciativa que devemos parabenizar e incentivar, para que ela mantenha essa prática e mais do que isso, divulgar entre as outras unidades para que isso se transforme em uma iniciativa de rede”, completa Manuel.

A iniciativa da diretora da Emef contou com o apoio da professora Maria Renilde da Silva Matos, que organiza e executa as atividades e que também foi a responsável por selecionar os profissionais que realizam as palestras. “O eixo temático é 'O ser em seu processo evolutivo' e dentro dessa perspectiva, acreditamos que o ser deve se desenvolver de uma maneira integral. O nosso grande objetivo é fazer com que todos entendam que a criança, pra se desenvolver e aprender, precisa estar conectada com suas três dimensões: o cognitivo, o físico e o emocional, pois uma está atrelada a outra, e a vinda de profissionais da Educação e da Psicologia, para nos auxiliar nesta formação, irá nos ajudar a compreender melhor estas questões”, esclarece.