Dia do Ortopedista: Saúde dá dicas de cuidados com o sistema locomotor

Saúde
19/09/2018 08h30

Uma pessoa com um problema ósseo, um atleta de fim de semana que rompeu um ligamento, um trabalhador com uma lesão por esforço repetitivo. Todos esses pacientes podem recorrer a um médico ortopedista, profissional que comemora seu dia nesta quarta-feira, 19.

Além de parabenizar todos estes trabalhadores da medicina, especializados no diagnóstico e tratamento de lesões e disfunções do sistema locomotor, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância do cuidado para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas.

De acordo com o médico do Hospital Nestor Piva, Alisson Luís Rodrigues, atualmente, as doenças ou problemas que mais costumam levar as pessoas a um ortopedista, são as lesões da coluna vertebral, artrose e traumas agudos. “Dormir pouco, alimentar-se mal, usar o celular ou o computador por muitas horas ao dia, ficar muito tempo parado na mesma posição, praticar pouca ou nenhuma atividade física. Essa é a rotina de muitas pessoas, e são as grandes vilãs em relação às lesões na coluna vertebral”, explicou.

Conforme o ortopedista, são atendidos no Hospital, crianças e adultos, geralmente com traumas de menor complexidade. “À medida que vamos evoluindo socialmente, o perfil do ortopedista vai mudando, deixando de cuidar um pouco mais de vítimas de arma de fogo, de violência doméstica ou de acidentes de trânsito, e se dedicando mais a outras causas, como os pacientes com perfil em lesões mais degenerativas ou deformidades, por exemplo. A maioria desses casos são com idosos, já que a nossa população está envelhecendo e precisa de mais atenção”, completou.

Segundo a coordenadora, Camila Beatriz Matos, o Nestor Piva, também conhecido por Hospital da Zona Norte, é porta aberta (a população pode ir por conta própria em busca de atendimento). “A nossa ortopedia não é ambulatorial, ela é de urgência 24h, ou seja, os pacientes chegam aqui com algum tipo de fratura, como queda ou outro acidente, trazido via porta aberta ou pelo SAMU”, enfatizou.

Prevenção e tratamento

Para prevenir os principais problemas e doenças relacionados a ossos, ligamentos, músculos e articulações, é importante que a pessoa invista na realização de exercícios físicos regulares com acompanhamento profissional, alongamentos, alimentação saudável, assim como alguns cuidados específicos para cada articulação.

Com o passar dos anos, a medicina tem evoluído muito no tratamento de diversas doenças, e a tecnologia tem ajudado a melhorar os resultados dos tratamentos e procedimentos cirúrgicos. As técnicas evoluíram positivamente, diminuindo tempo de recuperação e possibilitando melhores prognósticos para diversas doenças.

Dia do Ortopedista

A data comemorativa foi criada em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada em 19 de setembro de 1935. Os ortopedistas surgiram para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando desenvolver técnicas que ajudem a corrigir algumas deformidades, aliviar dores e deixar o corpo o mais saudável possível, abrangendo cuidados aos ossos, articulações, músculos e ligamentos.

A partir da necessidade, a ortopedia vem se desenvolvendo cada dia mais, tendo como um dos principais marcos históricos o início do século XX, com o advento do raio-X, técnica utilizada até hoje, e que ajuda os profissionais a detectarem e fazerem correções das partes do corpo que necessitam.