Professores de 18 escolas da rede iniciam capacitação em Educação Física Escolar

Educação
19/09/2018 12h51

Professores da rede municipal de Educação iniciaram nesta quarta-feira, 19, o curso de capacitação em Educação Física Escolar, promovido pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com a Petrobras. A abertura aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos. A formação acontecerá em dez encontros e profissionais de outros municípios sergipanos também estiveram presente.

Cerca de 100 profissionais de todo o estado, entre professores de Educação ísica, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam da capacitação. Da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), 20 professores de 18 escolas serão beneficiados com esta formação. O curso traz o tema “Manifestações do Esporte” e atende os municípios sergipanos de Aracaju, São Cristóvão, Siriri, Carmópolis, Maruim, Riachuelo, Laranjeiras, Rosário do Catete, Divina Pastora e Japaratuba.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira no evento de abertura, comemorou a parceria e destacou a importância da formação no processo de aprendizagem dos alunos da rede. “No contexto de crise que estamos vivendo, se o poder público não buscar parcerias, não dá passos muito grandes. A Unicef divulgou ontem dados estarrecedores sobre a infância no mundo e nós precisamos criar uma escola que seja atraente ao aluno, para garantir seu pleno desenvolvimento através da educação, articulando diversos tipos de conteúdos e garantindo essa aprendizagem”, pontuou a secretária.

Esta capacitação faz parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, promovido pelo IEE, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto.

A presidente do Conselho Municipal da Educação de Aracaju (Conmea), Maria José Guimarães, destacou a busca, por parte do poder público municipal, por parceiros que agreguem ao processo de ensino-aprendizagem. “Parabenizo a Prefeitura de Aracaju e a Semed por terem essa preocupação com a prática pedagógica aplicada nas escolas e terem sempre buscado essas parcerias com o foco na aprendizagem, pois, não podemos falar de ensino de qualidade sem passar, antes, por formação de professores”, destacou.

O representante do IEE, Adriano Rosseto Júnior, conta que o Instituto tem como objetivo desenvolver a cultura esportiva entre comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional, entre eles a inclusão, respeito a diversidade, educação integral e autonomia. Em muitos locais, não existe educação física para as crianças, não respeitando um direito delas, por isso, somos uma rede de parceiros, com o objetivo de levar o esporte há o máximo de locais possíveis. Atualmente, já chegamos ao México, publicamos livros e atendemos mais de 46 mil professores e mais de 500 mil crianças em diversos projetos desenvolvidos”, explica.

Instituto Esporte e Educação

O IEE é uma organização não-governamental brasileira fundada em março de 2001. Criada e presidida pela ex-atleta olímpica Ana Moser, a ONG desenvolve a cultura esportiva, especialmente em comunidades pobres, a partir dos valores físicos, morais e éticos do esporte educacional. Sua atuação se dá com base em duas frentes principais de intervenção social: atendimento direto a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e desenvolvimento de profissionais da Educação Física e Esportes.