Prefeitura inicia mais um módulo de capacitação da Rede Siconv

Planejamento e Orçamento
19/09/2018 16h32

"O papel de cada participante desta capacitação é de garimpar recursos, cada um no seu órgão, no sentido de criar possibilidades desses recursos virem para Aracaju e, consequentemente, gerar benefícios à população". Foi o que disse Eder Santos Valença, durante o curso que ministrou sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses do Governo Federal (Siconv), iniciado na manhã desta quarta-feira, 19, na Escola de Contas Conselheiro José Amado do Nascimento (Ecojan).

Durante três dias, 18 participantes de diversas secretarias e órgãos da administração municipal, estarão participando da capacitação, que tem como objetivo instruir os servidores que trabalham em Assessorias de Planejamento na elaboração de projetos e propostas para a captação de recursos para o município. O curso tem carga horária de 20 horas e é realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

De acordo com Eder, neste primeiro momento será apresentada a parte introdutória do sistema, que é composto de três módulos: Módulo A, que trata do cadastramento das propostas; Módulo B, que é a fase de execução; e o Módulo C, que é a fase da prestação de contas. "O nosso objetivo é mostrar a cada um dos participantes o passo a passo do Siconv, como acessar, cadastrar uma proposta, entre outras ações que compõem o Modulo A", explicou.

Ele também pontuou que é fruto da rede Siconv e que com a prática diária, além da capacitação, obteve a experiência e, consequentemente, a facilidade de transmitir para outras pessoas o conhecimento adquirido visando mostrar a importância do Sistema para o serviço público, além de ensinar as formas de manuseio. Eder, que trabalha na Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), também destacou que "a oportunização dada pelo Governo Municipal aos servidores é ímpar, porque proporciona um conhecimento que eles levarão para toda a vida".  

Em busca de mais conhecimento na área, a assessora técnica da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), Jussara Jacintho, enfatizou que a partir do entendimento da funcionalidade do Sistema fica mais fácil de fazer um projeto. "A minha expectativa é de aprender, de ter domínio sobre o Siconv, para poder elaborar projetos, para que, na Secom, a gente possa somar às demais secretarias e ir em busca dos recursos que existem não só da União, mas em várias agências de fomento".

Conhecimento

O diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, que representou o secretário da Seplog na abertura do curso, falou que a Prefeitura tem viabilizado, através da Escola de Governo, diversas ações de fomento à qualificação dos servidores municipais. "O resultado disso é que todos têm a oportunidade de crescer profissionalmente e, consequentemente, o projeto desenvolvido pela gestão municipal também cresce".

Bosco acrescentou, ainda, que as ações de capacitação são realizadas por profissionais reconhecidos que, voluntariamente, compartilham seus conhecimentos com os servidores. "E é isso faz a gente acreditar num serviço público desenvolvido cada vez mais com mais profissionalismo. Nós temos, na Prefeitura, pessoas qualificadas, e o que a gente tem feito é aproveitar essa mão de obra, no sentido de ajudar o corpo técnico municipal a continuar estudando, buscando conhecimento", finalizou.