Setembro Dourado: Saúde de Aracaju continua com ações de combate ao câncer infantojuvenil

Saúde
19/09/2018 17h20

Dando continuidade às ações alusivas ao Setembro Dourado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu nesta quarta, 19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha, localizada no Robalo, uma palestra com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer infantojuvenil.

Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Criança da SMS, Cerisa Ribeiro Bonfim, o câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de um a 18 anos no Brasil. “Esse dado foi levantado pelo Instituto Nacional do Câncer [INCA], e demonstra  que embora nenhum pai ou mãe queira descobrir que seu filho está com câncer, é preciso atenção aos sinais para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível, pois isso aumenta as chances de cura da criança e minimiza as chances de sequelas”, enfatizou.

Para a gerente da UBS, Renata Almeida, o aparecimento de um ou mais desses sintomas não indica especificamente um diagnóstico de câncer. “Porém, diante desses sintomas, é importante que haja uma investigação, que a criança seja avaliada por um médico. A palestra de hoje veio esclarecer essa e muitas outras dúvidas das famílias, que devem prestar bastante atenção nas mudanças de comportamento das crianças”, disse.

Tipos, sinais e sintomas

Apesar de existir outros tipos de câncer nessa faixa etária, os mais frequentes na infância são a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático).

Os principais sintomas que devem ser observados pelos pais e que precisam de uma avaliação especializada são: dores nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos e mancha branca nos olhos.