Saúde promove debates sobre prevenção de acidentes durante a Semana Nacional de Trânsito

Saúde
19/09/2018 19h23

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na tarde desta quarta-feira, 19, uma roda de conversa no espaço da Igreja Capuchinhos, Bairro América. Durante o encontro, foi realizada uma apresentação do Programa municipal Vida no Trânsito (PVT) aos conselheiros locais da 4ª região de Aracaju.

Segundo dados consolidados do PVT, quando comparados o primeiro semestre de 2017 e 2018, é possível verificar uma redução de aproximadamente 35% de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Aracaju. Os principais fatores de risco para acidentes na capital, são o excesso de velocidade e a combinação do álcool com a direção. Os grupos de risco (aqueles com maiores índices de acidentes) são os motociclistas do sexo masculino e pedestres.

Para a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) e coordenadora do PVT, Lidiane Gonçalves, o trabalho intersetorial envolvendo o CMS contribui na execução das ações que influenciam na queda de morbimortalidade por acidente de trânsito.

“Todos devem ser responsáveis e participantes, fortalecendo o trabalho integrado e ajudando na redução dos indicadores de trânsito. Com essa aproximação, pretendemos identificar os problemas locais relacionadas à acidentes, e juntos propor ações preventivas. As rodas de conversa contam com a participação dos conselheiros, tanto do segmento gestão, quanto usuários e trabalhadores”, explicou.

Com o PVT e a formação do Comitê Gestor Intersetorial em 2014, foi possível compor uma equipe de gestão de segurança no trânsito com profissionais de diversos órgãos diretamente ligados a essa questão. Juntos, os representantes planejam ações estratégicas para que a ocorra a diminuição do número de acidentes.

Os órgão envolvidos são: SMS; CMS; Secretaria Municipal da Educação (Semed); Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Secretaria da Segurança Pública (SSP), e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Além disso, temos uma equipe da subcomissão municipal intersetorial de coleta de dados, análise e gestão da informação de dados do PVT, composta por representantes da SMS, Detran, SMTT, SSP e da Delegacia de Delitos de Trânsito, responsável por analisar os bancos de dados dos órgãos envolvidos com vítimas de acidentes de trânsito, o que nos gera informações qualificadas sobre as lesões e mortes relacionadas”, enfatizou.

Para o conselheiro municipal da saúde, Heitor Freitas, foi muito importante a roda de diálogo. “Percebemos o avanço nas ações em termos de qualidade de informação, com uma equipe empenhada para isso, sendo um grande avanço com relação à problemática. Conhecendo a realidade local é possível planejar e desenvolver ações para minimizar os impactos dos acidentes na sociedade”, opinou.

PVT

O Programa Vida no Trânsito integra uma ação global chamada Road Safety in 10 Countries, financiada pela Bloomberg Philanthropies, cujo objetivo é estimular nos países participantes ações de prevenção a lesões e mortes, e aumentar a capacidade de avaliar projetos de melhorias no trânsito.