Semed reúne direções das escolas para discutir Ideb e gestão democrática

Educação
20/09/2018 20h43

No início do mês de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado oficial do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Na tarde desta quinta-feira, dia 20, este foi o tema principal da reunião mensal entre o Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e equipes diretivas das escolas públicas da rede de Aracaju. O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Getúlio Vargas, no bairro Siqueira Campos. Participaram representações das 74 escolas da rede. 

“Esta foi uma reunião breve, porque recentemente nos reunimos, por território, com os gestores pedagógicos e administrativos das unidades, a fim de discutir especificamente a realidade de cada escola. Hoje, fizemos uma fala mais geral, apontando os avanços que aconteceram nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental – nas áreas de proficiência e aprovação, descolando essa análise das metas e fixando na realidade objetiva de cada comunidade”, explicou o diretor do DEB, professor Manuel Prado. “Demonstramos a preocupação com as didáticas, com as metodologias que estão sendo utilizadas, mas chamando a atenção para que os coletivos permitam-se compreender o Sistema Nacional de Avaliação, o Ideb, como é que ele funciona, de modo que possamos trabalhar cotidianamente, tendo os descritores da Prova Brasil como referência”, frisou Manuel.

A secretária da Educação, professora Maria Cecília Tavares Leite, também destacou a importância do debate. “Identificamos nessa avaliação geral alguns desafios e provocamos as escolas a pensar em estratégias que estão sob a gestão de cada unidade de ensino; a partir daí, vamos colher estas informações para que, enquanto Secretaria da Educação, possibilitemos, nas escolas, uma formação qualificada para os profissionais que nos permita chegar ao final do ano letivo de 2018 com resultados de aprovação e de aprendizagem melhorados”, explicou. Na saudação, Cecília também elogiou o empenho das unidades que participaram do Desfile Cívico 2018, realizado no dia 2 de setembro. Na reunião, a secretária também respondeu a uma série de demandas remetidas pelas direções das escolas, a exemplo da manutenção nos prédios da rede. “Esse diálogo é fundamental”, reafirmou.

Durante a reunião, a coordenadora de Gestão do DEB, professora Maria José Guimarães, falou sobre a nova Lei de Gestão Democrática da rede, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em julho deste ano. “Vamos iniciar os processos eleitorais para os conselhos escolares e, posteriormente, como disciplina a legislação, para as equipes gestoras das escolas. Há algumas exigências dessa lei, como um curso de formação para os professores que desejarem se colocar à disposição dos seus coletivos para os cargos de direção. Então, hoje apresentamos o disciplinamento e o calendário para que as escolas se preparem para o conjunto de tarefas que deverão ser realizadas a partir de outubro para a realização das eleições nas escolas”, informou.