Ferraro Trio traz música negra para o palco do Quinta Instrumental

Cultura
20/09/2018 23h00

A onda black continua permeando, e com força, a música brasileira. Em Aracaju, esse cenário musical não destoa. Quem participou do Quinta Instrumental, na noite desta quinta-feira, 20, pôde conferir no show, de altíssima qualidade, do grupo Ferraro Trio. O power trio instrumental, genuinamente sergipano, mostrou que tem suingue e muito talento. O teatro João Costa, localizado no Centro Cultural de Aracaju, atingiu o recorde de público. O projeto é uma idealização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

São três aracajuanos que dividem os palcos e os estúdios há alguns anos. Um trio alimentado pela música negra, pura e simples. São eles: Robson Santos de Souza (contrabaixo), Saulo José Ferreira Santos (guitarra) e José Rafael de Oliveira Júnior (bateria). O Ferraro Trio é a consolidação de anos de amizade, trabalho coletivo e amadurecimento musical e pessoal, refletido no entrosamento do grupo.

O trio trouxe para o palco do Quinta Instrumental, músicas completamente autorais inéditas, compostas por Saulo Ferreira. “Temos mais de uma dezena de músicas que preparemos ao longo desses nove anos de formação de banda e vamos lançar em 2019, no nosso disco oficial Urbanóide. Acredito que esse foi o show que mais colocamos a nossa identidade. Elas retratam a mistura dessas influências que a gente tem que é o black music, jazz, rock. Foi especial. Estávamos há um tempão sem tocar e foi muito bom”, disse o guitarrista.

Segundo Rafael de Oliveira, o repertório trouxe versões das principais influências da banda, como Stevie Wonder, Michael Jackson e Gilberto Gil. “Fazemos as nossas próprias releituras. A gênese da banda lá no início foi formada por causa dessa paixão da black music. Inicialmente, por causa da soul music funk, mas a gente ampliou bastante esse escopo de influências com outras músicas negras, a música brasileira e africana, o rock e o jazz que já é uma influência natural nossa também”.

Rafael parabenizou o projeto da Funcaju, que mostra o talento dos músicos instrumentistas sergipanos e fomenta cada vez mais a cultura e a área artística musical local. “Existe uma cena pulsando de música instrumental e os músicos estão aí formados buscando espaço. A gente precisa disso e o Quinta Instrumental está suprindo isso. Espero que continue próximo ano. Com certeza, iremos nos inscrever de novo”, avisou o baterista.

Robson Santos agradeceu a oportunidade e elogiou a organização do evento. “Foi maravilhoso. Achei a energia do público muito massa. A receptividade sempre é boa. O palco estava bonito e a estrutura desse teatro é sensacional. Tem um som bacana e a gente se ouve bem. Isso facilita o nosso trabalho e ajuda muito para que possamos apresentar um show como esse”.  

O estudante de Música, Fabrício Nabuco, esteve pela primeira vez participando do projeto ‘Quinta Instrumental’ e garantiu que se impressionou com a qualidade do espaço e do show. “Eu já conhecia a banda, mas não conhecia esse teatro. A Funcaju está de parabéns. Gostei muito do evento e vou participar mais vezes, com certeza. Eu, particularmente, gosto muito de instrumental e fico feliz em saber que temos um local que dar valor aos nossos músicos instrumentistas”, afirmou.