Biblioteca Ivone de Menezes comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

Cultura
21/09/2018 17h28

Em homenagem ao Dia da Árvore, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes realizou mais uma edição do projeto ‘Escola Vai à Biblioteca’. Com a temática de preservação da natureza, o professor de Geografia, Adelson Aquino, apresentou seu projeto de responsabilidade socioambiental para alunos da Escola Estadual Professor Francisco Portugal. A proposta da unidade, vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), é fortalecer o conhecimento das crianças sobre temas importantes de maneira lúdica. 

Durante a visita, os pequenos estudantes tiveram a oportunidade de participar da contação de história sobre ‘A Última Árvore do Mundo’. Em seguida, passaram pelo corredor do cantinho da leitura e conheceram algumas obras infantis disponibilizadas. E, para finalizar o dia de extensão, as crianças plantaram uma árvore no jardim da biblioteca, sob a orientação do professor Adelson.   

“Ensinar as pessoas, principalmente, as crianças, a levar a natureza para dentro da cidade, através da plantação de mudas, é fundamental. Na biblioteca plantamos o ipê amarelo, mas também plantas frutíferas como: mangabeira, goiabeira, laranjeira, entre outras”, detalhou Adelson Aquino, que tem um projeto social de arborização desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), voltado para a preservação da natureza.

De acordo com a contadora de história da biblioteca Ivone de Menezes, Verônica Barboza, essa iniciativa de convidar o professor de geografia para compartilhar seus conhecimentos em benefício do planeta, faz parte dos princípios fundamentais da unidade. “O compromisso com a responsabilidade socioambiental é um dos valores da biblioteca. Por isso, escolhemos abordar esse assunto com a parceria do docente Adelson, para dividir seus conhecimentos através do seu projeto de cuidar da natureza”. 

A professora da turma, Selma Barbosa, reconhece o trabalho desenvolvido pela equipe da biblioteca e ressalta a importância de levar seus alunos com mais frequência. “O leque de oportunidade que a biblioteca oferece é imenso. Desde então, fechei parceria com a coordenadora da unidade para as crianças frequentarem regularmente. Toda vez que tem alguma data importante a ser trabalhada em sala de aula, o pessoal da biblioteca sempre reforça com atividades práticas e, hoje, não foi diferente. Como estamos comemorando o Dia da Árvore, essa atividade lúdica fortalece ainda mais sobre a conscientização do meio ambiente”.