Biblioteca Mário Cabral realiza palestra lúdica sobre preservação do meio ambiente

Cultura
21/09/2018 17h52

A árvore é vida. Cuidar e respeitar uma árvore é garantir a própria existência. Ela protege a terra com suas raízes, dá aconchego com sua sombra e mantém o ar fresco e úmido. Além disso, produz oxigênio e frutos que permite a sobrevivência de todos os seres vivos. Pensando na importância desse bem tão precioso da natureza, 21 de setembro foi a data escolhida para homenagear e conscientizar sobre a importância dessa fonte de vida.
 
Em homenagem a este dia, a Biblioteca Mário Cabral do Centro Cultural de Aracaju realizou, nesta sexta feira, 21, uma palestra educativa sobre a preservação do meio ambiente, intitulada ‘Transformando semente em árvores’. O objetivo principal foi o de mostrar para as crianças a importância da natureza, que mantém o equilíbrio da vida em geral, para que elas cresçam informadas e conscientes da preservação das árvores existentes e a importância da plantação de novas mudas.
 
Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a importância da árvore e seus efeitos na natureza. Em seguida, conheceram a exposição de diversas sementes e mudas de árvores de diferentes espécies. E, para finalizar o roteiro da prática de extensão, os pequenos visitaram outros espaços educativos do Centro Cultural de Aracaju, como a galeria de arte Álvaro Santos e o próprio acervo do museu Viana de Assis. 
 
De acordo com a coordenadora da Mário Cabral, Verônica Cardoso, a realização de mais uma palestra de preservação do nosso planeta deve ser intensificada desde o ensino básico.  “Essa foi mais uma palestra lúdica e educativa sobre o Dia da Árvore. Desta vez convidei o professor Robério para trabalhar essa temática com as crianças. A biblioteca tem esse papel fundamental e social, de despertar sobre a educação ambiental desde a base, até porque são eles que vão colaborar com as futuras gerações”.
 
Para o evento, foram convidados os alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Luana Rollemberg Santos de Meneses e da Escola Estadual Professor Valnir Chagas. “Essa vivência fora do ambiente escolar é  muito especial, porque eles vão fortalecer os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula sobre o meio ambiente”, destacou a professora Ana Maria.
 
O professor de engenharia florestal da Universidade Federal de Sergipe, Robério Ferreira, que mediou a palestra, afirmou que, desde 2003, desenvolve projetos de recuperação do meio ambiente e ressaltou sobre o conceito de trabalhar esse modelo de educação com as crianças e adolescentes. “A ideia de trabalhar esse programa ‘Transformando semente em árvores’ está vinculada a uma série de outros projetos de recuperação ambiental que faz parte do nosso processo de educação. O retorno de trabalhar com as crianças de ensino fundamental e jovens do ensino médio é essencial  para que eles possam conhecer o nosso trabalho”, concluiu.