Curso de Porteiro e Vigia prepara 14 pessoas para o mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2018 18h36

O fim de um curso gera expectativa para o mercado de trabalho. É o momento de buscar a tão sonhada oportunidade, de colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. É com esse pensamento que Jonnhy Pierri segue na busca por uma vaga de emprego. Ele está sempre se atualizando, fez pelo menos cinco cursos. "Saio daqui hoje satisfeito. A minha intenção agora é pegar o currículo e visitar algumas empresas. Vou torcer para que as portas se abram”, colocou.
 
Jonnhy é apenas um dos 14 alunos que concluíram nesta sexta-feira, 21, o curso gratuito de Porteiro e Vigia, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Maria Emília dos Santos, situada no bairro Santos Dumont.  As aulas foram ofertadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
Foram 160 horas de aula. Para encerrar as atividades, a turma apresentou o Projeto Integrador ‘Prevenção de Assaltos em Condomínios’. O trabalho foi elaborado com base nas competências do curso, do que foi passado nas aulas teóricas e nas visitas técnicas. “Durante as aulas, eu busquei mostrar para a turma a teoria e também a prática. Eles aprenderam a controlar o acesso de pessoas na portaria, ter esse controle de entrada e saída no condomínio, segurança e prevenção de assaltos a condomínio e monitoramento de elevador”, explicou a instrutora de formação profissional do Senac, Fabiana Gomes
 
De acordo com a assistente de unidade da UQP Maria Emília dos Santos, Karla Barreto, é notório o interesse dos moradores nos cursos ofertados. A demanda só cresce.  “Quando a gente começa a divulgar os cursos, a comunidade comparece. A procura é muito grande. A gente nunca fica sem preencher as turmas. Isso mostra a preocupação do cidadão em se qualificar para o mercado de trabalho”, destacou.
 
O jovem Wesley de Oliveira Lopes viu no curso uma oportunidade de crescimento. Aproveitou que está desempregado para estudar. “No início, eu achei que o curso era fútil, mas no decorrer do curso eu vi que era muito importante. A gente não só aprendeu sobre a função de porteiro e vigia, mas também sobre incêndio, relações pessoais. Nós visitamos alguns condomínios e tivemos a oportunidade de ver como funciona o trabalho na prática”, contou.