Saúde de Aracaju garante atualização de cadastros familiares no programa Bolsa Família

Saúde
24/09/2018 17h11

Ao entrar no Programa Bolsa Família (PBF), os pais comprometem-se a cumprir condicionalidades nas áreas de saúde, assistência social e educação. Para garantir a continuidade do benefício às famílias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou uma ação de atualização nesta segunda-feira, 24, que se estenderá, 5 de outubro, sempre das 8h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro 17 de Março.

No campo da Saúde, as famílias precisam estar vinculadas a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além de realizar alguns os cuidados, como acompanhar o crescimento e desenvolvimento, seguir o calendário de vacinação das crianças, a agenda pré-natal para gestantes, o pós-parto e as mães em amamentação.

Segundo a coordenadora do Serviço Social e do Programa Bolsa Família da SMS, Sindaya Belfort, como a UBS do bairro 17 de Março ainda não foi inaugurada, o CEU foi escolhido com o objetivo de evitar que beneficiários precisem se deslocar para outro bairro. "Esse espaço foi escolhido para dar mais comodidade aos usuários que participam do programa. Aqui estamos medindo o peso e a altura de crianças menores de sete anos, acompanhando mulheres gestantes entre 14 e 44 anos, verificando a situação da caderneta vacinal, além de aproveitarmos a chance para passamos as orientações necessárias. Depois de adquiridas todas as informações, elas são inseridas no sistema do programa", explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, a vinculação das famílias às UBS tem apresentado um resultado bom, como pode ser comprovado com as pesquisas dos últimos anos. "Temos um índice menor de desnutrição e obesidade, e reduzimos também a mortalidade materno-infantil. Consequentemente, as crianças vinculadas ao PBF, estão crescendo mais, devido ao acompanhamento do estado nutricional", revelou.

Para a dona de casa Luciana dos Santos, é uma grande vitória ver sua filha crescendo de maneira saudável. "O programa ajuda a tirar as minhas dúvidas, eu gostei muito da ação, me explicaram direitinho, mudei a alimentação da minha filha e sigo a caderneta vacinal. Vejo que ela está crescendo e bem mais feliz. Este dinheiro que a gente recebe já ajuda muito nas contas da casa, e saindo daqui ainda vou fazer o exame de lâmina", falou.

A enfermeira da SMS, Rafaela D'ávila, explica que o exame de lâmina que Luciana vai fazer é fruto de um acordo entre a Saúde municipal e as mulheres inscritas no PBF. "Hoje, além da pesagem, estamos fazendo a coleta do citopatológico do colo de útero, que será enviado para o laboratório, e assim que chegarem os resultados, passaremos para as pacientes", relatou.

Para dona de casa Maria dos Santos, que também participou do primeiro dia dessa ação, a iniciática da SMS só vem ajudar ainda mais toda sua família. "Eu participo de tudo e é através destas ações, que coloco a minha saúde em dia", reconheceu.

Programa

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003, garantindo uma renda mínima mensal para as famílias atendidas, benefício este que é transferido diretamente pelo governo federal.

No último mês de agosto, o município de Aracaju atingiu o maior percentual de cobertura das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família dos últimos quatro anos. De acordo com dados do Portal do Bolsa Família, 71,3% dos beneficiários em Aracaju atingiram os requisitos exigidos, através de trabalho conjunto realizado pela SMS, em parceria com as secretarias municipais da Assistência Social e da Educação.