Idosos do Cras Coqueiral fazem visita aos acolhidos do Same

Assistência Social e Cidadania
24/09/2018 18h08

O grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social Maria José Menezes Santos (Cras Coqueiral) proporcionou aos acolhidos pelo Lar dos Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same) uma tarde de demonstração de afeto, amor, empatia e de muita felicidade. A visita afetiva que aconteceu nesta segunda-feira, 24, faz parte das atividades de valorização da vida, que aconteceram na unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social durante todo o mês de setembro.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovido pelo Centro de Referência, tem como principal foco proporcionar uma troca de afeto, despertar a solidariedade e trabalhar o fortalecimento dos laços familiares e comunitários entre os participantes. O trabalho tem resultado em iniciativas bastante enriquecedoras para os idosos que estão inseridos no grupo.

De acordo com a educadora social do Cras Coqueiral, Maria Cristina, a visita é muito mais do que um gesto de simpatia é, também, a oportunidade de fazer com que cada idoso participante das dinâmicas se perceba e desperte em si diversos sentimentos, principalmente, a importância da vida. “Aqui os nossos idosos estão tendo o contato direto com outras pessoas da terceira idade que estão em uma situação diferente das suas. Muitos foram abandonados pelas famílias, mas estão sendo cuidados por outras pessoas que dão muito carinho. Essa experiência vai despertar diversas questões dentro de cada participante e fazer com que reflitam sobre as suas vidas e cresçam enquanto pessoas”, contou.

Para a assistente social Iris Gardênia da Cruz, a iniciativa traz diversos benefícios, tanto para os idosos atendidos pela unidade da Assistência Social, quanto para os que receberam a visita. “Com essa visita, os nossos idosos aprendem muito e proporcionam momentos felizes aos acolhidos. Esse contato, as palavras de conforto e de parceria, a troca de conhecimento é muito boa para esse grupo que está aqui na unidade de acolhimento, bem como, para o processo de evolução de cada um dos nossos usuários”, observou.

Dona Neide Andrade Santos, de 67 anos, frequenta os serviços do Cras há cerca de cinco anos. Para ela, o encontro com os idosos do Same tocou muito. “Muitas coisas mexeram muito comigo aqui. Uma senhora chegou e disse: 'eu não sou nada, ninguém vem aqui me encontrar'. Eu cheguei pra ela e falei: 'nada disso. Você é linda, maravilhosa e estamos aqui contigo. Você não está sozinha, não está desamparada'. Estou muito feliz com essa tarde. Eu sei o quanto é bom receber uma boa visita de amigos, familiares, de pessoas do bem para nos fazer o bem. É isso que estamos fazendo aqui: o bem”, disse.

Atualmente, cerca de 60 idosos estão em situação de acolhimento no Lar dos Idosos, sendo 45 mulheres e 15 homens. Segundo o diretor-presidente, Antônio Costa Almeida, a instituição está sempre de portas abertas para receber visitas, que são bem aguardadas. “A visita traz vantagens para quem está aqui e para quem vem. Aqui as pessoas quando chegam se deparam com idosos que estão sendo bem cuidados, felizes, esperando tão somente alguém para trocar uma palavrinha. Essas visitas fazem com que eles não se sintam esquecidos pela sociedade”, explicou.