Defesa Social monitora instalação de sinalização do PEC na Zona de Expansão

Defesa Civil
27/09/2018 15h35

As pessoas que transitam pela Zona de Expansão de Aracaju poderão observar, a partir desta quinta-feira, 27, a presença de placas do Plano de Evacuação da Comunidade - PEC. A área, que abriga duas grandes empresas geradoras de riscos para a região, a Nacional Gás e a Petrobrás, recebe a atenção dos órgãos dos Conselhos executivo e consultivo para ampliar medidas efetivas de promoção da segurança, na localidade. Diversos métodos já são executados de forma permanente, de maneira a evitar ocorrências, porém ações integradas por meio do PEC, garantem o alinhamento de órgãos públicos e privados para minimizar riscos e atuar de forma eficiente.

Para intensificar ainda mais esse processo preventivo, vêm sendo cumpridas diversas etapas de um plano conjunto, coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju. Integrando as ações previstas, neste plano, e atendendo a orientação do Ministério Público Estadual, foram iniciadas as instalações de 80 placas que sinalizam o percurso a ser adotado pela população, em caso de necessidade de evacuação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, cada órgão detém uma atribuição dentro desse processo. No caso das placas, o material foi confeccionado pela Petrobras e instalado pela Nacional Gás, sob a orientação da Defesa Civil de Aracaju, que promoveu uma análise técnica sobre os pontos estratégicos para instalação. "Essas placas têm o objetivo de orientar em possíveis situações de emergência, para que as pessoas sejam encaminhadas aos pontos de encontro mais próximos da sua região. As placas estarão fixadas de forma permanente e, com o tempo, objetivamos que as pessoas estejam familiarizadas com a sinalização", ressaltou o major Sílvio Prado.

O gestor de Segurança do Trabalho, da Nacional Gás, Jair Santos, acompanhou a instalação das placas e reforçou a responsabilidade com a promoção de segurança para a comunidade. "Isso mostra a responsabilidade socioambiental das empresas junto à comunidade. Essa ação demonstra, inclusive, a preocupação com o desenvolvimento de um trabalho voltado à prevenção, para que, no caso de uma situação emergencial indesejável, estejamos prontos para minimizar os risco", destacou.

Sinalização

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, serão distribuídas as placas de posteamento (fixadas nos postes), além de quatro placas que indicarão a entrada na área de risco, no raio de 1km, e placas que serão dispostas com o auxílio de barrotes, nas calçadas. A instalação já foi iniciada na av. Santos Dumont, Melício Machado, e ruas perpendiculares. "Essas informações serão úteis não apenas para quem reside na localidade, mas também para quem passa eventualmente pelo local", ressaltou.

A sinalização é composta, também, pelas placas que indicam especificações sobre o posto de comando, ou seja, quais os pontos que serão utilizados pelos órgãos diante da atuação em um evento adverso, para combater o sinistro, orientar o fluxo de veículos, além da condução de pessoas às áreas de segurança. "Nesses postos haverão totens, que são uma espécie de placa maior com base em concreto, para facilitar a identificação do ponto de encontro, onde deve-se aguardar até que o risco seja sanado e a pessoa possa retornar à comunidade", explicou Sílvio Prado.

PEC

O Plano de Evacuação da Comunidade - PEC/AIZEA - foi desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Nacional Gás, e consiste na esquematização das medidas de segurança que devem ser adotadas pela população em caso de incidentes, que possam ocorrer nos polos industriais das empresas localizadas na Zona de Expansão. O PEC diz respeito à padronização de procedimentos que devem ser adotados tanto pelas comunidades próximas às áreas de risco, quanto pelos órgãos envolvidos na evacuação.