Escola de Governo realiza oficina terapêutica na Emurb

Planejamento e Orçamento
27/09/2018 18h21

A ansiedade é um tipo de emoção comum no ser humano, quando este enfrenta algum problema seja no trabalho ou mediante decisões difíceis do dia a dia. Além disso, quando de forma excessiva, pode se transformar no chamado "distúrbio de ansiedade". Visando a prevenção desse mal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), vem realizando diversas ações no sentido de promover o bem-estar daqueles que trabalham no Executivo Municipal. Desta vez, o órgão contemplado foi a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 27, a psicóloga Fernanda Reis de Carvalho conversou com os servidores da instituição fazendo-os refletir sobre questões que envolvem o tema no contexto pessoal, e no ambiente de trabalho. "O nosso objetivo é orientar cada servidor mostrando os males que esse distúrbio pode ocasionar, para que ele tenha uma visão construída sobre o tema, e possa encarar esse distúrbio. Se não há a prevenção, outras doenças podem surgir, além da baixa produtividade e do afastamento das funções laborais", explicou.

Maria Ivanilde Dias, é assistente administrativa na Diretoria de Obras Públicas da Emurb. Ela definiu a oficina como proveitosa, porque, segundo ela, é um momento onde todos podem expor um pouco da sua vida e, ao mesmo tempo, ter a orientação de uma profissional. "Digo que este momento foi bastante interessante e proveitoso, pois a psicóloga nos mostrou exemplos de como lidar com os vários tipos de ansiedade. Assim, podemos avaliar e utilizar os diversos recursos que existem e antes não conhecíamos. Essas informações são muito úteis para o nosso dia a dia", pontuou.

Setembro amarelo

De acordo com a assistente social da empresa, Martha Figueiredo, ação faz parte da campanha "Setembro Amarelo". "A gente tem buscado promover eventos de conscientização para os nossos servidores, seja através de palestras ou oficinas como a que foi realizada hoje. E isso se estende durante todo o ano, mas, neste mês, a gente tem tratado de temas especiais como a depressão e a ansiedade", destacou.

Atendimento

Já a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, enfatizou que ações como a realizada na Emurb fazem parte do programa Ambiente Humanizado. "É um programa que assiste a todas as secretarias que, por sua vez, nos demandam fazendo com que possibilitemos aos servidores municipais um ambiente de trabalho cada vez mais humanizado e agradável".

A Escola de Governo, instituição vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), tem um programa de atendimento psicossocial interno. Basta que o servidor interessado ligue para a secretaria da Esgap e faça o agendamento, através do telefone (79) 3179-3748.