Semed finaliza capacitação para profissionais da Educação Especial

Educação
28/09/2018 17h49

Com o objetivo de preparar ainda mais os profissionais de apoio da educação especial, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), desenvolveu, durante toda esta semana, uma capacitação para aperfeiçoar o trabalho desses cuidadores no atendimento diário aos alunos com necessidades especiais. A capacitação aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, e o encerramento ocorreu nesta sexta-feira, 28.

Cerca de 70 profissionais participaram do curso que contou com oito módulos. Durante as aulas, os cuidadores assistiram a palestras e debateram, em rodas de conversas, suas experiências, além de construir soluções para os desafios diários. "Os profissionais de apoio da Educação Especial são recentes nas nossas escolas. Esse curso foi pensado exatamente para que pudéssemos muni-los de ferramentas e de todo esse arsenal teórico e filosófico do qual esta imbuída a ideia da Educação Inclusiva. Então, o objetivo é que eles possam conhecer que tipo de educação é essa, para que eles aprendam um pouco mais sobre o que é, verdadeiramente, a inclusão. Temos uma diferença entre inclusão e integração, o fato da criança estar na escola não significa, necessariamente, que ela esteja incluída. Essa é uma diferença sutil, porém muito importante. Essa semana foi pensada para que coisas sutis e importantes pudessem ser apresentadas, discutidas, que são essenciais para a inclusão desses alunos na escola regular", explica a coordenadora de Educação Especial da Semed, Thaisa Aragão.

O trabalho destes profissionais, que são fundamentais no desenvolvimento dos alunos especiais, são direcionados aos estudantes que não tem autonomia para realizar as atividades diárias na escola, como higiene, alimentação, comunicação, locomoção e socialização. Atualmente, a rede municipal de Educação de Aracaju conta com aproximadamente 600 matrículas de estudantes portadores de necessidades especiais. Uma das cuidadoras que participou da capacitação foi Catarina Rocha Barbosa, que atua na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, no Bairro América. Na função há cerca de dois anos, atualmente, ela acompanha dois estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA).

"Esta capacitação me ajudou em todos os sentidos. Para mim, foi muito importante a parte sobre fonoaudiologia, pois um dos estudantes que acompanho tem problemas de dicção e isso o deixa com a autoestima muito baixa e acaba comprometendo o seu desenvolvimento. Tudo que foi discutido aqui foi bastante agregador, pois conseguimos trocar nossas experiências e angústias e ver que os nossos colegas compartilham dos mesmos sentimentos que nós no dia a dia", afirma Catarina.

A condição pra que a criança tenha o acompanhamento é que ela apresente alguma fenomenologia e não precisa ter, necessariamente, um diagnóstico fechado, basta demonstrar a necessidade do auxílio. Atualmente, estão matriculados alunos com os mais diversos diagnósticos, como transtorno do espectro autista, deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectual, paralisia cerebral, síndrome de asperger, entre outros.

A capacitação contou com a participação não só de técnicos da Coesp, como também de outros parceiros da Prefeitura de Aracaju, como a Secretária Municipal da Saúde (SMS). Galdene Torres dos Santos trabalha há quatro meses como cuidadora e acompanha estudantes com autismo, hiperatividade e paralisia cerebral na Emef professor Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria. Ela conta que voltará do recesso escolar muito mais preparada para exercer sua função.

"No meu trabalho, auxílio os meninos acompanhando na hora da alimentação, na sala de aula e também na ida ao banheiro, quando precisam. Tenho muito apoio de toda a equipe da escola e essa capacitação agora também veio para somar. Esse curso caiu do céu, estou animada para voltar às aulas e pôr em prática tudo que aprendi aqui. Agora estamos mais preparados e confiantes para colocar nossos projetos em prática e preparar esses alunos para conseguirem caminhar sozinhos", afirma Galdene.

A professora Gicelma Souza Santos do Nascimento é recém-ingressa na rede e dá aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) professora Maria Givalda da Silva Santos e na Emef deputado Jaime Araújo. Ela optou em participar da capacitação para poder atender melhor seus alunos. "Parabenizo à Semed por nos proporcionar esta formação. Eu estou amando tudo que estou aprendendo e está sendo muito importante pois, para um professor que está começando agora, como eu, chegar em uma sala de aula e encontrar um estudante especial, é um grande desafio e precisa desta preparação. Através desta capacitação, aprendi não somente conhecer as crianças especiais e seus comportamentos mas, também, a valorizar o cuidador, que é extremamente fundamental também pata o nosso trabalho", reconhece.

"Transmitimos para o profissional que o papel do cuidador também é educação, porque a educação começa com o cuidado, cuidado com o corpo, com as relações, com o outro, com si próprio. O cuidador está ali pra cuidar e educar e é o profissional que está mais próximo dessas crianças. Esta formação me surpreendeu positivamente porque o grupo é muito participativo e eles se colocaram enquanto profissionais e enquanto pessoas. Tenho certeza que iniciarão o próximo semestre letivo com um ânimo novo, se sentindo capazes. Trabalhamos relações éticas no trabalho, atribuições de cada profissional, o cuidar e educar, trabalhamos com apresentação teatral e também apresentamos cada tipo de transtorno especificamente, enfim, com temas fundamentais e necessários para quem trabalha com educação e, sobretudo, com educação inclusiva", finaliza Thaísa.