Discussões sobre o papel da categoria marcam as comemorações pela Semana do Auditor

Fazenda
28/09/2018 20h31


Auditores de tributos de Aracaju participaram nesta sexta-feira, 28, da programação especial em alusão a "Semana do Fisco Municipal", instituída pela Lei Nº 364/217, e que gora faz parte do calendário oficial de datas e eventos na capital sergipana. O evento, que teve o apoio da Secretaria da Fazenda (Semfaz), foi organizado pelo Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos do Município de Aracaju (Sinaf).

O dia teve início com uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju, que tratou sobre a reforma tributária e os impactos na sociedade. Na mediação das discussões, o presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), Célio Fernando Souza, que fez um panorama da situação dos municípios, o papel da categoria na realização das políticas públicas da cidade e os projetos que estão em discussão na Câmara de Deputados. 

"Uma proposta de reforma tributária não pode tirar dos municípios os recursos que tem hoje para o financiamento de suas políticas. Precisamos de uma divisão de impostos arrecadados no Brasil para que as cidades sejam mais atendidas nas necessidades, em face da demanda da população", enfatiza.

Importância dos auditores 

Pela tarde, a programação teve continuidade com uma palestra sobre a importância da categoria para as administrações municipais, realizada na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). Desta vez, participaram, além do presidente do Fenafim, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, que abriu os trabalhos parabenizando os profissionais auditores. 

“Esta é uma carreira perene ao serviço público, com decisões que, depois de tomadas, refletem por muito tempo, daí tamanha importância. Mais que buscar as receitas necessárias para o bom funcionamento do serviço público, o fisco contribui para uma equidade nas relações econômicas; combate a sonegação, garantindo que o empresário que atua corretamente no mercado tenha a mesma chance de êxito daquele que tenta burlar a administração e trabalhar de forma equivocada”, enfatizou. 

O presidente da Fenafim dividiu um pouco da experiência profissional dele e ampliou o debate sobre o papel da categoria fisco para a perspectiva da atuação da entidade. “Geralmente, quando você escuta falar sobre corporativismo institucional, é algo ruim. Gosto de falar de corporativismo institucional, porque esta é a forma de entendermos que é necessário protegermos a administração municipal”, ressaltou Célio Fernando Souza.