Comitê de Gestão Intersetorial debate intervenções em espaços urbanos

Defesa Social e Cidadania
04/10/2018 17h46

Na manhã desta quinta-feira, 4, os membros do Comitê de Gestão Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Violência (Cogipev), da Prefeitura de Aracaju, se reuniram na sede da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para debater sobre as etapas do projeto Aracaju Segura. Na ocasião, ganhou ênfase a discussão em torno de intervenções nos espaços urbanos da capital.

De acordo com a secretária adjunta da Defesa Social, Lílian Carvalho, as reuniões do Comitê estão atingindo seu propósito e cada secretaria está contribuindo com uma parcela significativa. "Nessas reuniões objetivamos dar encaminhamentos às ações que estão no projeto Aracaju Segura e que são coordenadas pelo Comitê", explicou.

Além dos membros de nove secretarias municipais que compõem o grupo, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). "A Sema já possui um projeto similar a uma das etapas já em andamento no projeto Aracaju Segura. Então, veio contribuir bastante para que consigamos, efetivamente, executar essas ações de forma mais integrada e consistente", ressaltou Lílian Carvalho.

A coordenadora de educação ambiental da Sema, Raphaella Andrade, considerou a reunião bastante produtiva. "Conseguimos alinhar ações que muitas vezes são executadas de forma dissociada pelas secretarias. No nosso caso, já estávamos planejando ações para os bairros e que, agora, vamos conseguir fortalecer. Com esse apoio mútuo vamos promover ações mais concisas", avaliou.

O trabalho do Comitê, em uma de suas perspectivas, vem adotando a identificação de espaços do município, com o objetivo de potencializar a vitalidade urbana, reconfigurando-os e transformando esses locais em espaços sociais, para promoção de saúde, lazer, esporte e outras atividades pertinentes à comunidade. Essa é uma ação que, de acordo com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Ricardo Mascarello, envolve a apropriação dos espaços da cidade, a apropriação social, e que desencadeia na segurança pública.

"Foi uma pauta bacana. Conseguimos unir esforços com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte e com a Sema, que já vêm desenvolvendo ações nos bairros. Foi muito positivo entender o que cada secretaria já está fazendo. Conseguimos, hoje, chegar a um denominador comum, o que fortalece muito a ideia dos espaços sociais, que a gente está propondo na cidade", destacou Marcarello.

Aracaju Segura

O projeto integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e, atualmente, envolve a realização de 13 ações, das quais nove são coordenadas pelo Comitê de Gestão Intersetorial. Fazem parte desse núcleo nove secretarias, são elas: Semdec, Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria da Educação (Semed), Assistência Social, Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), Semict, além da Secretaria de Governo (Segov), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e Fundação Municipal Cidade de Aracaju (Funcaju).