Esgap avança para consolidação em Escola de Gestão

Planejamento e Orçamento
05/10/2018 15h28

Elencada como um dos projetos prioritários no Planejamento Estratégico, capitaneado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) alinha seu trabalho à diretriz estratégica de garantir excelência, inovação e resultados na capacitação e qualificação dos servidores. Neste sentido, a direção da Escola reuniu, nesta semana, representantes de diversas secretarias do Executivo municipal, com o objetivo de levantar as necessidades de capacitação dos gestores, além de traçar uma agenda de eventos.

Durante a reunião, a equipe diretiva da Esgap apresentou dados sobre os cursos realizados em 2017 e 2018, além de relatórios de solicitações e coleta de sugestões sobre as demandas de cada secretaria, para o próximo exercício. "A capacitação dos servidores é parte da política de valorização dos servidores da administração Edvaldo Nogueira. Para se ter uma ideia, neste ano, conseguimos realizar 67 cursos, com 1537 alunos, além de 13 palestras, com 433 espectadores", pontuou Bosco Rolemberg, diretor da Escola.

Bosco explicou que o esforço de capacitação, formação e aperfeiçoamento dos servidores no sentido de transformar Aracaju em uma Cidade Inteligente, Criativa e Humana avança pela formação de um núcleo de gestores capazes de pensar caminhos diferentes, criar alternativas e encontrar formas de solução dos novos problemas. "O clima é de motivação e compromisso com a capacitação. Durante este processo, percebemos diariamente o crescimento da compreensão da necessidade de capacitação dos gestores e servidores, além da importância da participação nos cursos e palestras".

Outro destaque pontuado pelo diretor é a parceria para a realização dos cursos e palestras. "Em tempos de escassez de recursos, a Escola de Governo tem recebido a colaboração de profissionais qualificados do próprio quadro de servidores e de instituições de ensino superior, com as quais temos feito parcerias. Acreditamos que este é mais um passo acertado, da gestão municipal, para a transformação da Esgap em Escola de Gestão", disse.

Reconhecimento

Maior chance de realizar um bom trabalho, melhoria da capacidade de gerenciar projetos, resultado positivo no desempenho no trabalho, ampliação de conhecimentos e integração com servidores de outras secretarias. Esses são pontos destacados pelos participantes dos eventos realizados pela Esgap. "Isso fortalece a motivação para trabalhar nos projetos, e agrega conhecimentos que são levados para o resto da vida", destacou Bosco.

Reunião

O encontro contou com a presença da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); do Meio Ambiente (Sema); da Defesa Social e Cidadania (Semdec); da Educação (Semed); da Assistência Social (Assistência); de Governo (Segov); da Fazenda (Semfaz); da Comunicação (Secom); da Indústria, Comércio e Turismo (Semict); além da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Controladoria-Geral do Município (CGM), Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).