Arquivo Público de Aracaju completa 31 anos de história com ciclo de palestras

Cultura
08/10/2018 21h32

Com o objetivo de deixar viva na memória da população as histórias contadas através das fotografias, plantas arquitetônicas, jornais, revistas e documentos da Prefeitura de Aracaju, o Arquivo Público Municipal, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), comemorou 31 anos de história e serviços prestados à sociedade, nesta segunda-feira, 8.
Na ocasião, a coordenadora da unidade, Rita de Oliveira, ministrou a palestra sobre Gestão de Documentos e a Importância do Arquivo na Vida Profissional. “É direito do cidadão conhecer sua história e, hoje, é especial, pois estamos recebendo uma turma de profissionais que irá trabalhar com arquivo e esse intercâmbio entre a escola profissionalizante com o Arquivo Público é bem vindo e recheado de conhecimento”, ressaltou. 

Cerca de 20 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participaram da palestra que destacou a importância do conhecimento sobre arquivo na formação profissionalizante. “É uma oportunidade única de conhecer as etapas de como guardar um documento. Essa união da teoria com a prática é fundamental. Apesar de estarmos em uma era tecnológica acessiva para a grande maioria, ter um local que guarda a história em forma de material é extremante importante”, pontuou a estudante do curso de Aprendizagem Profissional com especialização em Vendas, Ester Lopes. 

Para o professor do curso de Aprendizagem, Marcos Nunes, celebrar mais de três décadas com uma palestra sobre o Arquivo Público e as suas etapas é de um valor incalculável para a vida dos alunos presentes. “Trazer esses alunos in loco para conhecer um espaço que mantém a nossa história viva é poder desenvolver um trabalho direcionado e enriquecedor, porque passamos a conhecer todo o processo de um arquivo”.

Para finalizar, a coordenadora da unidade explicou que comemorar 31 anos de existência do Arquivo Público é também um momento de celebrar o comprometimento com a história de Aracaju. “Quem nos visita tem uma aula de história sobre a capital sergipana contada de uma forma diferente e prazerosa. Mas, nosso principal objetivo é mostrar que aqui não é só um lugar de pesquisa para universitários, mas um acervo cultural que pertence à população e guarda nossas raízes”, enfatizou Rita de Oliveira. 

História

Criado pela lei municipal n° 1300/87, de 08 de outubro de 1987, o Arquivo Público de Aracaju tem como meta principal resgatar a memória documental da cidade, catalogando e preservando periódicos, fotografias, livros, plantas e mapas e diversas formas de documentos públicos. Doze colaboradores, entre funcionários efetivos e estagiários, fazem parte da equipe responsável pelo funcionamento do Arquivo Público. Eles recolhem, selecionam, classificam, guardam, preservam e divulgam o patrimônio documental de Aracaju.

O Arquivo Público de Aracaju fica localizado na rua Estância, 39, bairro Centro. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar visitas escolares ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone: (79) 3179-1381.